ESTAMOS DE OLHO: Flavio Bolsonaro cada vez mais fora da eleição deste ano e mais!
A coluna política desta segunda-feira (25) destaca as novidades e desdobramentos sobre o cenário eleitoral nacional e catarinense. Pegue seu café e fique bem informado com a coluna mais lida da cidade.
Flavio Bolsonaro está com um pé fora da candidatura à presidência
Jair Bolsonaro, o oráculo político da extrema-direita tupiniquim, já começa a aceitar o naufrágio da candidatura de Flavio, para substituir por Michele, desde que ela seja a vice. Pelo visto, nem a audiência com Trump salva o 01 do clã. Flavio despencou nas últimas pesquisas. O problema é que Zema já está descartado e Caiado não decola, embora já tenha passado de 1,5%. Dois nomes estão saindo da cartola: Aécio Neves e Joaquim Barbosa. Se o cenário permanecer confuso, Lula da Silva vai ser tetra no primeiro turno.
O bolsonarismo tem um COMETA ou uma VERGAMOTA?
Na aparência, o bolsonarismo tem um cometa, mas à boca pequena, rola o papo de que não passa de uma vergamota no laranjal da família. Trata-se da jornalista Karina da Gama. Sem qualquer experiência, ganhou um contrato de R$ 108 milhões do governo bolsonarista de São Paulo, onde Ricardo Nunes liberou a instalação de 5 mil pontos de internet wi-fi nas vias públicas da capital paulista.
Como se não fosse tramoia suficiente, Karina e sua Ong GOUP, nome sugestivo, se tornou a produtora do filme “Pangaré”, onde recebeu 90% do investimento de Daniel Vorcaro, além de R$ 2 milhões em emendas do deputado federal, Mario Frias (PL), Detalhe: Karina NUNCA realizou outro filme. Já pensou se o clã tivesse envolvimento com Vorcaro?
Ricardo Couto está desmontando o narcoestado carioca
Governador do Rio está fazendo a limpa, e com o aval dos cariocas, ao demitir 3 mil aspones da administração do estado, vinculados à quadrilha miliciana bolsonarista e do Comando Vermelho (CV), que tinham cargos nas secretarias sob o governo de Claudio Castro. Aos poucos, Ricardo Couto vai dando fim ao narcoestado do Rio de Janeiro. Sóstenes Cavalcanti (PL), como bom representante da bandidagem, inconformado, publica uma postagem cheia de mimimi e distorções, atacando a decisão judicial que garante, conforme a Constituição, o presidente do TJ, governar. A Alerj, antro da milícia e do CV, está esperneando contra. A cara de pau é ilimitada.
Traficante do Comando Vermelho negociou cobertura política com indicado de Flavio Bolsonaro no RJ
Índio do lixão, traficante do Comando Vermelho, negociou “cobertura política” com Gutemberg Fonseca, homem de confiança indicado por Flavio Bolsonaro à secretaria de defesa do consumidor do governo Claudio Castro no Rio de Janeiro, em 2023 e saiu em abril de 2026 para ser pré-candidato a deputado federal pelo PL.
Vem aí a jornada de 52 horas do PL com o Centrão
Para barrar o fim da 6X1, o bolsonarismo teve a brilhante ideia de propor aumento da jornada para 52 horas semanais. Se a galinha bota ovos 7 dias por semana, como que o governo Lula quer liberar 2 dias de folga para os trabalhadores? Que tal ajustar o projeto? Proponho que deixem a escolha aos trabalhadores. Quem for bolsonarista trabalha 52 horas e quem for lulo-petista-esquerdista, trabalha 40 horas, até a chegada dos humanoides da IA do Elon Musk. Daí quem quiser trabalhar 52 horas vota no PL e no Centrão e quem quiser trabalhar 40 horas, vota no PT e na esquerda. Não é a solução perfeita?
Campo democrático mobiliza seu exército para a pré-campanha
A chapa majoritária do “campo democrático” foi recebida por um plenário lotado, no Golden Hotel, em São José, no último sábado (23). Gelson Merisio (PSB) e Ângela Albino (PDT), pré-candidatos ao governo catarinense e vice, bem como Décio Lima (PT) e Afrânio Boppré (PSOL), animaram a plateia com seus discursos motivadores. O objetivo é ajudar a reeleger o presidente Lula, Merisio ir para o segundo turno, eleger ao menos um senador e ampliar as bancadas federal e estadual.
Seguindo a lógica da polaridade nacional, não é pouco provável que a disputa fique entre Jorginho e Merisio. A confusão bolsonarista vem tomando proporção gigantesca pelo escândalo do Banco Master com o financiamento do filme “Pangaré”. Há ainda o envolvimento com o Comando Vermelho no Rio de janeiro e do PCC em São Paulo, pelo PL e Centrão. Alguém ousa duvidar que isso possa atingir em cheio a campanha de Jorginho Mello?

Super El Niño pode causar crise alimentar e climática em 2026
O fenômeno climático está gerando pavor nas autoridades governamentais em escala mundial. O aquecimento das águas do Pacífico pode causar uma catástrofe mundial, como fome e milhões de mortes como ocorreu no século 19 com um agravante, o planeta está muito mais quente. Mesmo que o mundo esteja melhor preparado, o aquecimento global vai desencadear efeitos severos num patamar associado aos eventos mais extremos, já observados.
Em 1877, de 3% a 4% da população mundial foi dizimada pela fome, doenças e colapsos sociais associados à tragédia climática. As perdas agrícolas devastaram sistemas alimentares inteiros. Com a atmosfera mais aquecida, secas, ondas de calor, incêndios florestais e tempestades extremas poderão ser potencializadas. No Brasil, em torno de 500 mil pessoas morreram devido à grande seca, principalmente no Nordeste. Isso equivalia a 5% da população brasileira da época. A nota não pretende ser alarmista, mas os governos devem ficar atentos e se prepararem para a contenção.

Rápidas
- Deputado Estadual, Maurício Peixer, líder do PL na Alesc, foi entrevistado pelo jornalista e editor do Portal Chuville, Leandro Schmitz. Assista e siga o Canal do Youtube, no Café com Chuville.
- A polêmica da semana passada foi a beijoca de Virginia num macaco. Zoação ou racismo? Rodrigo Bornholdt mete o pitaco no debate e deixa a sua opinião no vídeo.
- Cajuru: “Flavio não assinou a CPI do Master”. Como sempre a MENTIRA é o modus operandi do bolsonarismo.
- Será que Freud explica a ameaça de Dudu, nos EUA, sobre usar sua pistolinha contra o repórter do The Intercept, que bateu na campainha de sua “humilde residência”, em Arlington, no Texas, para saber de onde saiu os R$ 3,6 milhões para pagar a casa? Foi do filme Pangaré?
- Tarcisio de Freitas é atingido em cheio pelo envolvimento com o escândalo do Master. Privatização da EMAE e da SABESP tem ligação direta com o banco de Vorcaro. O jornalista Bob Fernandes, esmiuça o esquema.
- Thiago Nigro, o “Primo Rico” Lulou. Em sua rede social, com mais de dez milhões de seguidores, enalteceu o projeto do governo Lula que criou linhas de crédito para motoristas de aplicativo e taxistas. Serão R$ 30 bilhões de reais como linha de crédito para trocar ou comprar o carro com juros baixíssimos.
- Eis o bolsonarismo sem máscara. Daqui a pouco será impossível conviver socialmente com esse tipo de gente. O professor João Cezar Rocha, caracteriza esse tipo como recalcado.
- O fenômeno das redes sociais derrubou o Rádio, praticamente só ouvido nos carros. O jornal de papel foi substituído pelas informações nos portais e a Rede Globo e demais canais de televisão estão com a audiência, ladeira abaixo.
- A PF investiga Vorcaro sobre o presente a políticos da direita e integrantes de altas cortes do judiciário com cerca de 400 cartões de crédito corporativos do Banco Master, com movimentação de bilhões de reais. Tem gente que não está dormindo.
- Deputado Federal, Chico Alencar (PSOL) do RJ, ingressou com uma representação criminal na PGR requerendo abertura de investigação contra Mario Frias pelos crimes de concussão, peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As penas podem chegar a 40 anos de reclusão.






