ESTAMOS DE OLHO: Duas caras do jornalismo sobre prisões diferentes, Pastor Ismael é aplaudido pela esquerda e mais!
O que aconteceu no Brasil e no mundo nos últimos dias, aquilo que afeta o nosso bolso e nossa vida está na análise desta segunda-feira. Pegue seu café e fique bem informado com as últimas, incluindo os bastidores! .
Segunda você já sabe: as análises do Brasil e do mundo, tudo aquilo que respinga aqui também. Já nas quintas, você confere as análises locais! Bora saber das últimas?
O patético fim de Bolsonaro e as vozes na tornozeleira!
Segundo aliados bolsonaristas, o ex-presidente enlouqueceu e surtou quando usou um ferro de solda para tentar romper a tornozeleira e ouviu sair as palavras: “A Papuda lhe espera. Boa estadia lá, talkey?!”. Será que essa gente pensa que o Brasil é um hospício? Segundo a Polícia Federal (PF), essa ação tinha por objetivo a fuga do meliante para soluçar na Embaixada do Tio Sam. Como foi para suíte da PF com acompanhamento médico 24h por dia, o soluço desapareceu.
A prisão domiciliar passa a ser um mero sonho de uma noite de verão e quem defendê-la será desmoralizado no débito e no crédito. Inclusive, o Centrão já declara que o vídeo de Bolsonaro explicando sobre a violação da tornozeleira dificulta anistia e redução de penas no Congresso. É o fim patético do extremismo tupiniquim, com seu líder preso e desmoralizado, alegando surto psicótico para escapar da jaula.
llll
Pastor Ismael foi o Craque do Jogo!
A pá de cal foi a coragem e ousadia até irresponsável do evangélico Ismael Lopes, 34 anos, que protagonizou o fim melancólico da vigília da fuga em clima de velório, convocada por Flavio Bolsonaro. Junto e misturado em meio ao bolsonarismo radical, Ismael pediu o microfone e soltou o verbo, lavando a alma de milhões de brasileiros: “Nós temos orado por justiça nesse país, nós temos orado para aqueles que abrem covas caiam nelas, não mortos, porque não é isso que a gente deseja. A gente deseja que sejam julgados e condenados pelo mal que fizeram, como o seu pai, que abriu 700 mil covas na pandemia”, disse o evangélico após ter a fala liberada por Flávio Bolsonaro.
Pastor Ismael foi o Craque do Jogo e deve vir candidato a deputado em 2026 para fortalecer a bancada evangélica de esquerda na companhia do Pastor Henrique Vieira (PSOL) que se tornou um ícone no parlamento. O carioca da Frente Evangélica pelo Estado de Direito, foi agredido com pontapés por diversos bolsonaristas após falar as verdades que doem.
llll
O chororô de Zé Trovão para ganhar votos e likes do bolsonarismo!
Em sua rede social, Zé Trovão “chora” a fuga abortada de sua versão masculina da Ana Raio. “Chega de MIMIMI. Vão chorar até quando”? É patético ver tanto vitimismo de quem vomitava contra os direitos humanos e pregava que bandido bom, é bandido morto; que os ossos dos desaparecidos políticos na ditadura é para refestelar os cães. As gargalhadas com imitação de pessoas morrendo sem ar, “estou com covid kkkk”. Episódios grotescos e abomináveis de seres desumanos que merecem a lata de lixo da história.
Reproduzo aqui, o final do artigo do advogado, Luiz Carlos da Rocha, publicado no X. “O país precisa virar essa página triste de nossa História e cuidar de uma multidão de enfermos graves que ficarão órfãos da bestialidade fascista de Bolsonaro. Esse processo demandará tempo de uma geração. Os doentes seguidores dessa seita vão levar tempo para aceitarem a doença e iniciarem o tratamento com Educação Pública. Saúde Pública, etc”.
llll
Valor Econômico cogita telefonema de Trump para Bolsonaro às vésperas da prisão!
Na manhã de sábado (22), antes de embarcar no seu helicóptero, Trump foi perguntado se ele sabia da prisão de Bolsonaro. Num primeiro momento, disse que havia falado na sexta à noite com “o cavalheiro” a que o repórter se referia e que “se encontrariam em breve”. Indagado novamente sobre a prisão, demonstrou surpresa. Disse que não sabia e completou: “É uma pena”.
Na noite de sexta-feira (21), o presidente estadunidense entrou na sala de imprensa da Casa Branca de surpresa e, ante a afirmação da correspondente da CNN, Mariana Janjácomo, de que tinha havido “grandes notícias” para o Brasil, numa referência à suspensão da tarifa de 40% para muitos produtos, Trump completou: “A grande notícia será amanhã”.
Ao que parece, o plano do bolsoverso teve as patas da CIA e fracassou. O modus operandi é conhecido. Cria-se uma muvuca popular manipulada para chamar a atenção e os holofotes, enquanto a sujeira é armada pelos agentes da “inteligência”. Nesse caso, seria a fuga de Bolsonaro para a Embaixada dos EUA. Mas Xandão meteu água no chopp e expôs a conspiração Tabajara.
llll
Banco Master: O calcanhar de Aquiles do Centrão e do extremismo!
Cada vez mais as investigações da PF vão chegando na cabeça da Medusa do crime organizado. Instaladas na Faria Lima, Meca do capitalismo tupiniquim, instituições financeiras com suas fintechs, sob o controle e corrupção do baronato político, expõem as vísceras pútridas do sistema. A fraude financeira que pode chegar a R$ 12 bilhões de reais, derrubou o banco Master. Adivinha quem são os coadjuvantes? Operação para unir BRB e Master teve Antônio Rueda (UB) e Ciro Nogueira (PP) como padrinhos. A promiscuidade continuou e influenciou transações em prefeituras e governos de seus partidos. O governador do RJ, Claudio Castro (PL), investiu R$ 2,6 bilhões da Rioprevidência em fundos do banco, deixando os servidores com suas aposentadorias sob risco.
O Master estava tomando dinheiro e prometendo ganhos exorbitantes como se fosse uma pirâmide financeira, mas não havia garantia alguma. Quanto mais crescia o rombo, mais buscava captação para fechar os buracos abertos. O impoluto Ciro Nogueira apresentou PL para aumentar o fundo garantidor de R$ 250 mil para R$ 1 milhão de reais. Se tivesse conseguido a façanha, teria colapsado o sistema financeiro nacional, jogando o país no inferno. O Banco Central e a PF perceberam a manobra e acabaram com a festa. Sobrou prejuízo até para a Igreja Lagoinha do “evangélico”, André Valadão.
Daniel Vorcaro, o banqueiro do Centrão e dono do Master, foi preso pela Operação Compliance Zero da PF, no aeroporto de Guarulhos na fila do detector de metais, tentando fugir. O MPSP acusa Vorcaro de envolvimento com esquema de lavagem de dinheiro ao PCC. A fedentina está insuportável no balaio de gato que envolve a Faria Lima, cardeais do Centrão e do extremismo, igrejas evangélicas e facções criminosas. Imaginem o que vai acontecer na República se Vorcaro aceita fazer delação premiada. Que a PF cuide bem da vida desse dito cujo.
Já o advogado de Vorcaro foi à imprensa aplicar a mesma tática dos bolsonaristas. Lendo uma carta escrita pelo seu cliente, disse: “Quem me conhece sabe, a justiça será feita e estou sendo vítima de perseguição”. É para rir até quando?
kkkk
As duas caras do jornalismo conservador do Estadão com relação a Lula e Jair!
A incoerência grita em dois editoriais do Estadão sobre o comportamento da Justiça em relação à prisão de Bolsonaro comparada à prisão de Lula. Em 18 de novembro de 2025, o editorial do jornal publica a manchete: “Bolsonaro merece tratamento especial – como ex-presidente, ele não pode ser tratado como um preso qualquer”. Já em 31 de janeiro de 2019, a manchete foi: “Privilégios na prisão – é preciso habituar-se à ideia de que o ex-presidente (Lula) tem de cumprir sua pena como todos os outros presos”. Então é assim, dois presos e duas medidas? É pakabá.
lll
Governo Lula teve vitória espetacular sobre o Tarifaço de Trump!
Após muitas conversas, telefonemas, encontros, química e inflação nos EUA, presidente Trump derruba o tarifaço de 40% sobre produtos chaves às exportações do Brasil. Ainda falta resolver o problema de 36%, as sanções da Magnitsky e dos vistos. A decisão calou a boca dos vira-latas e mostrou que a altivez de Lula foi vitoriosa nesse embate. Inconformados com a vergonha alheia, esses articulistas dizem que a decisão foi unilateral de Trump. Porém, o governo Lula não deu qualquer concessão aos EUA e soube jogar com o tempo, sabendo que esta variável era problemática ao governo Trump que enfrenta o seu pior momento com apenas 38% de aprovação e em queda livre. O torneiro mecânico jogou duro e venceu o bilionário, bem como os articulistas mequetrefes do jornalismo brasileiro.
llll
Lula anuncia maior acordo comercial do mundo entre Mercosul e União Europeia!
No dia em que Bolsonaro é preso por tentativa de fuga, a assinatura do maior acordo comercial do mundo entre Mercosul e União Europeia (UE) é anunciado pelo presidente Lula para ocorrer dia 20 de dezembro, em Foz do Iguaçú. Os dois blocos comerciais irão assinar os termos durante reunião no Brasil. É um acordo que envolve 722 milhões de habitantes e US$ 22 trilhões de Produto Interno Bruto (PIB).
O acordo propõe uma área de livre comércio entre Mercosul e UE, eliminando tarifas de importação sobre produtos comercializados entre os blocos. Assim, os países do Mercosul teriam acesso facilitado ao mercado europeu, principalmente com produtos agropecuários. Já os países europeus teriam melhores condições para exportar produtos industriais ao Brasil. Talvez com esse acordo, o agro recue sobre seu apoio inexplicável ao bolsonarismo.
llll
Intolerância religiosa leva PM de SP a invadir armada escola infantil!
Doze policiais militares do governo Tarcisio de Freitas (Rep/SP) invadiram uma escola armados com metralhadoras para atender a uma denúncia feita por um pai sobre desenhos de matriz africana. Segundo o infeliz, a escola estaria obrigando a sua filha a ter “aula de religião africana” por conta de um desenho com o nome de “Iansã”. O pai da aluna rasgou todos os desenhos que estavam no mural da escola, feitos pelos próprios alunos.
É inaceitável que o governo do estado permita que seu aparelho repressor seja usado como instrumento de intolerância religiosa, racismo ou discriminação. Que nunca mais ocorra uma ação tão insana como essa. Afinal, é assim que se constrói uma sociedade intolerante e violenta.
llll
A revolução da IA: Trabalho será opcional e dinheiro perderá relevância nos próximos 20 anos!
Elon Musk, possível primeiro trilionário do mundo, decreta que o avanço da IA e da robótica fará o trabalho ser opcional e o dinheiro deixará de ter relevância. O mundo será outra coisa, ainda impensável, entre 10 e 20 anos. A previsão ocorreu no Fórum de Investimento EUA – Arábia Saudita, em Washington, EUA, na última quarta (19). Nos debates, o impacto da automação no mercado de trabalho e o futuro da renda. Segundo Musk, milhões de robôs serão capazes de elevar de forma decisiva a produtividade global. Como solução social, apresenta a ideia de “renda alta universal”, mas sem explicar como funcionaria. Até porque, segundo ele, os robôs humanoides iriam erradicar a pobreza.
De acordo com a Revista Fortune, economistas veem esse caminho como incerto, porque a IA avança rápido, porém, a robótica é cara, complexa e lenta. A expectativa é que a automação em larga escala deve ocorrer, mas não no ritmo projetado por Musk. Há dúvidas sobre se a riqueza gerada pela IA será distribuída de maneira inclusiva ou concentrada em poucos grupos de bilionários. Uma coisa é certa, a IA é um processo sem volta, a revolução é silenciosa, está acontecendo e não estamos percebendo. Esse é um tema que vale nos debruçarmos para entendermos e agir sobre ele. O que não pode é migramos para uma sociedade distópica onde os seres humanos sejam reféns da IA e seus cardeais bilionários.
lll
Rápidas
– O presidente Lula não se submeteu a Davi Alcolumbre (UB), presidente do Senado, valendo-se de sua prerrogativa para a indicação da vaga de Barroso no STF. O “moderadamente” evangélico, Jorge Messias da AGU, é o indicado. Muito provavelmente Lula quer abrir uma ponte com o público evangélico para melhorar seus índices à reeleição de 2026.
– A partir de 2021, no governo Bolsonaro, INSS libera 763 mil empréstimos consignados ativos para menores, totalizando R$ 12 bilhões de reais. O órgão mudou a norma em 2022 para permitir esse descalabro de contratos sem autorização judicial. Há casos de bebês completamente endividados.
– Os irmãos Flavio e Eduardo Bolsonaro devem estar com lepra, poque sequer o presidente Nayib Bukele, o novo herói da dupla, quis recebê-los em El Salvador. Quanta subserviência estúpida a cara nova do fascismo.
– Deputado Alexandre Ramagem (PL/RJ), condenado pelo STF, se esconde atrás de atestados para sair de fininho e como clandestino do país. Foi curtir as praias de Miami, nos States, e debocha da justiça e do parlamento brasileiro, deixando Hugo Motta em maus lençóis. Xandão já decretou a prisão preventiva do fujão. É o típico suco do bolsonarismo com sua covardia e vitimismo.
– A resolutividade da Lei Magnitsky foi colocada em xeque. O XXVI Congresso Nacional do Ministério Público terá Xandão como palestrante e o evento será patrocinado pela Coca Cola. Deltan Dalagnol ficou estarrecido e o bolsonarismo sem saber o que fazer.
– O escândalo Epstein tem rendido nos EUA. A última repercussão negativa foi sobre os serviços bocais de Trump em Bill Clinton, na mesma pegada de Monica Lewinsky. Sem saber o que fazer, Trump aciona o departamento de defesa para investigar Clinton e a emenda ficou pior que o soneto, dando a entender que foi verdade. Vixe.
– Declaração infeliz do Chanceler alemão, Friedrich Merz, foi criticada por jornalistas brasileiros, ao tratar de forma depreciativa o Brasil com relação à Alemanha, durante discurso no Congresso Alemão do Comércio. Para o Brasil, a fala foi grosseira e deselegante. “Estávamos todos felizes em estar de volta à Alemanha, longe daquele lugar”, disse, se referindo a Belém na COP30.







