Estado e Prefeitura avançam em processo de estadualização do Hospital São José
Equipes técnicas definiram plano de trabalho e criaram grupos para conduzir etapas da possível transição em Joinville
A Prefeitura de Joinville e a Secretaria de Estado da Saúde avançaram nas discussões sobre o processo de estadualização do Hospital Municipal São José. Equipes técnicas dos dois órgãos se reuniram nesta quinta-feira (28), na sede da prefeitura, para definir um plano de trabalho voltado à possível transição da gestão da unidade hospitalar.
Durante o encontro, foram estabelecidos encaminhamentos técnicos e administrativos para dar continuidade ao processo. O município ficará responsável por reunir informações detalhadas sobre a estrutura e os serviços prestados pelo hospital. Já o governo estadual dará sequência aos trâmites operacionais e à modelagem técnica da transição.
Para acelerar o andamento dos trabalhos, foram criados dois grupos específicos. O Grupo Estratégico ficará responsável pelas decisões relacionadas à gestão e aos aspectos legais. Já o Grupo Tático atuará em questões operacionais, financeiras e de recursos humanos.

O Hospital Municipal São José é uma das principais unidades públicas de saúde de Joinville e atende pacientes da cidade e da região em diferentes especialidades pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Passar a gestão financeira para o Estado é algo discutido desde o primeiro mandato de Silva, pois hoje o São José onera o município com custos anuais na casa de R$ 412 milhões, grande parte com a folha de pagamento de cerca de 1,8 mil funcionários.
Uma nova reunião entre as equipes está prevista para o fim de junho, quando deverão ser apresentados dados consolidados sobre o processo.




