Espetáculo de teatro de bonecos alemão terá sessão gratuita em Joinville
Montagem da Cia. Alma Livre resgata a tradição do Kasperl Theater e aborda temas como fome e desigualdade por meio do humor e da interação com o público.
O espetáculo "Kasperl e o Pão que o Diabo Amassou", da Cia. Alma Livre, será apresentado gratuitamente nesta sexta-feira (5), às 19h, no Teatro AJOTE, em Joinville. A sessão integra uma turnê por Santa Catarina que prevê 15 apresentações e conta com interpretação em Libras.
Voltada para crianças e adultos, a montagem é inspirada no tradicional Kasperl Theater, forma popular de teatro de bonecos originária da Alemanha. A peça adapta para os dias atuais a obra "Os Sacos de Farinha do Rei", escrita por Gustav Resatz em 1944.
Na história, um reino enfrenta a escassez de alimentos e recorre ao personagem Kasperl para garantir a produção de pães para a população. Durante a missão, ele precisa enfrentar um ladrão que ameaça o estoque de trigo e um diabo que tenta sabotar a alimentação do povo.
Com música ao vivo, instrumentos e efeitos sonoros, o espetáculo utiliza humor e linguagem acessível para abordar questões sociais. A proposta também busca aproximar o público de uma tradição cultural trazida por imigrantes alemães e que teve forte presença em Santa Catarina entre as décadas de 1950 e 1970.
A diretora e bonequeira Mery Petty afirma que a montagem vem sendo desenvolvida há mais de uma década e procura manter viva a linguagem do Kasperl Theater, ainda bastante popular na Alemanha e presente na história do teatro de animação catarinense.
A reserva do ingresso deve ser feita pelo site aqui.



