Diego Machado critica estratégia do NOVO e defende Adriano como candidato ao governo
Presidente da Câmara de Joinville questiona aproximação com Jorginho Mello, diz que partido relega principal liderança em SC e afirma que prefeito está no bolso do paletó do atual mandatário do estado.
Diego Machado - Foto: Divulgação
Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Joinville desta terça-feira, o presidente do Legislativo, Diego Machado (PSD), criticou a condução política do Partido NOVO na articulação que aproximou o prefeito Adriano Silva do governador Jorginho Mello (PL). Na avaliação do parlamentar, Adriano deveria ser o candidato do grupo ao governo de Santa Catarina.
Ao comentar o tema em plenário, Diego afirmou manter uma relação de respeito com o prefeito, mas classificou a estratégia partidária como incoerente e contraditória em relação às bandeiras históricas do NOVO. Segundo ele, o partido falhou ao não reconhecer o peso político de Adriano Silva no cenário estadual.
Diego também relembrou o período em que o NOVO enfrentou embates com o PL em Joinville, incluindo críticas políticas e tentativas de abertura de CPI. De acordo com o presidente da Câmara, a governabilidade naquele momento foi sustentada pela base aliada, com destaque para PSD e União Brasil.
O parlamentar citou ainda o processo eleitoral, afirmando que o NOVO não dispunha de estrutura suficiente, como tempo de televisão e espaço em debates, o que teria sido viabilizado apenas por meio da coligação formada à época.
Outro ponto abordado foi a relação institucional do partido com o Legislativo municipal. Diego afirmou que, em quatro anos à frente da presidência da Câmara, não recebeu visitas das lideranças municipal ou estadual do NOVO, apesar de o presidente estadual ser de Joinville.
Jorginho colocou Adriano e o NOVO no bolso do paletó
Durante seu discurso no plenário, Machado afirmou que o intuito do governador Jorginho Mello e das lideranças do Partido NOVO é esconder o mandatário joinvilense e, assim, ofuscar seu nome para disputas maiores, salientando que não acredita na estratégia de Silva em vir a se tornar governador do estado em quatro anos.
Ah, mas daqui quatro anos o Jorginho vai fazer do Adriano governador. Gente, essa historinha a gente já ouviu muitas vezes. A verdade é que o governador Jorginho colocou o Partido NOVO e o Adriano no bolso do paletó dele
Ao encerrar a fala, Diego criticou a mudança de discurso do partido em relação ao governador Jorginho Mello e ao PL, lembrando que, por anos, lideranças do NOVO fizeram críticas públicas ao atual chefe do Executivo estadual, chegando a criticar a candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado do estado, mas que, a partir do atual movimento entre as legendas, tudo mudou.
Para Machado, a movimentação política enfraquece a principal liderança municipal da legenda.
A coluna Estamos de Olho irá repercutir a fala de Diego Machado na quinta-feira, assim como os desdobramentos da política de Joinville e do estado.

Fagner Ramos
Formado em Jornalismo pelo Ielusc (2025). Vencedor do Prêmio Celesc de Jornalismo (2025).








