Domingo, 14 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Início Joinville Caixão para o Billy Esportes Coisarada Seus Pilas Saúde Política
Região Região — tudo São Chico Araquari Barra do Sul Itapoá Garuva
Colunas Colunas — tudo Política - Estamos de Olho! Cultura - Pierre Porto Guia gastronômico Saúde - Mentalidade Consciente
Café com Chuville no rádio! Rede Mais pelo Jornalismo
Publicidade
/apidata/imgcache/5141ccebb56957c056516a11069813ef.jpeg?banner=top&when=1781465519&who=6

Detran SC exigirá toxicológico na primeira CNH

Nova regra valerá para candidatos das categorias A e B em processos abertos a partir de 1º de junho

imagem de uma chave de carro junto a CNH
A exigência será aplicada apenas aos novos processos abertos a partir da data definida - Foto: Secom/SC

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) passará a exigir exame toxicológico para candidatos que iniciarem o processo da primeira habilitação nas categorias A e B a partir de 1º de junho de 2026. A medida segue determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Segundo o Detran/SC, a exigência será aplicada apenas aos novos processos abertos a partir da data definida. Quem iniciar o procedimento até 31 de maio continuará seguindo as regras atuais, sem obrigatoriedade do exame.

De acordo com o órgão, o prazo foi estabelecido para permitir adequações operacionais e sistêmicas necessárias à implantação da nova etapa no processo de habilitação.

Com a mudança, candidatos à carteira de motorista para motocicletas e automóveis precisarão realizar o exame toxicológico durante a formação. Apesar disso, as aulas e os exames teóricos e práticos poderão ser feitos normalmente antes da apresentação do resultado.

A validação do exame será obrigatória antes da emissão da Permissão para Dirigir (PPD). O sistema do Detran bloqueará automaticamente a emissão do documento caso o resultado negativo não esteja registrado na base de dados.

O modelo seguirá o mesmo padrão já utilizado para motoristas das categorias C, D e E. Segundo o Detran/SC, os resultados serão enviados diretamente pelos laboratórios credenciados ao sistema da Base Condutores Amostra (BCA), sem necessidade de entrega física de laudos nas unidades do órgão.

Publicidade
/apidata/imgcache/cf616873d0ae54938470ff675a480249.webp?banner=postmiddle&when=1781465519&who=6

Leia também