Depois de uma semana em cartaz na Sociedade Harmonia-Lyra, no palco interno e ao ar livre, na sacada, o musical “Segredos do Natal” – produção do Instituto Arte Maior – fecha a temporada em Joinville com mais duas encenações. A primeira parada é a unidade do Sesc situada no bairro Vila Nova (Rua Alwin Pasold, s/n), em uma ação do Instituto Social e Cultural Vila Nova (ICVN). A apresentação está marcada para as 20h desta sexta-feira, 8. No domingo, 10, a partir das 19h, o espetáculo com dez atores, 15 figurantes, 75 cantores e músicos sobe ao palco a partir das 19h, na Travessa Bachmann, Centro. Nos dois locais, a entrada é gratuita.
“Estamos muito felizes com a receptividade do público joinvilense ao trabalho, preparado com enorme carinho por nossa equipe”, afirma a diretora Kátia Siqueira. Na próxima semana, o grupo viaja para a Serra Gaúcha, com um roteiro de quatro apresentações nas cidades de Nova Petrópolis, Gramado e Canela, onde a tradicional programação natalina é prestigiada por turistas de todo o Brasil.
“Segredos do Natal” conta a história de três famílias que buscam entender e vivenciar o real significado do Natal. A dramaturgia é inspirada em obras e contos do interior do Brasil, e na conhecida história de “O Grinch”. O espetáculo tem direção geral de Kátia Siqueira e direção cênica de Lucas David, com produção musical de Nattana Alvarenga e Edilson Forte à frente do grupo de instrumentistas, formado também por Lucas Machado (bateria), Evandro Albino (guitarra), Kahlil Bello (baixo) e Nathalia Fernandes (teclado) e Juliane Heloise (violão e percussão).
Desde 2014, o Coral Infantojuvenil Arte Maior, ligado ao Instituto Arte Maior, ajuda a espalhar o espírito natalino por Joinville, participando de eventos em vários pontos da cidade. Kátia Siqueira ressalta que o objetivo é proporcionar à comunidade o contato com o universo das histórias de Natal, visando fomentar a qualificação dos espetáculos musicais em Santa Catarina – e, também, a formação de plateia –, com repertório eclético e dramaturgia inédita e autoral.