O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) instaurou uma notícia de fato para apurar uma suposta negligência médica no atendimento a uma menina de 4 anos que morreu por um quadro de dengue grave, em Barra Velha.
A família alega que a menina Sofia Emanueli Ribeiro Pereira não recebeu atendimento adequado na unidade de pronto atendimento 24 horas da cidade.
No procedimento, a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barra Velha solicita que a secretaria de Saúde da cidade envie, em até 48 horas, cópias de toda documentação referente aos atendimentos prestados à criança e forneça nome e cargo dos profissionais responsáveis pelos atendimentos. A pasta deve encaminhar cópia da instauração do processo administrativo instaurado para apurar os fatos.
Além disso, o MP-SC requereu que o Hospital e Maternidade Jaraguá, de Jaraguá do Sul, para onde a criança foi transferida e morreu, faça a apresentação integral de cópias do prontuário médico referente ao caso da vítima. O hospital tem o prazo de 48 horas para o envio da documentação.
Foi requisitado, ainda, que a delegacia de polícia de Barra Velha instaure um inquérito policial para a apuração dos fatos, no prazo de cinco dias.