O Movimento Vanguarda Popular Joinvilense, que se intitula suprapartidário, foi criado no início neste mês com o objetivo de lutar contra o fascismo, preconceitos e redução de direitos da população. A iniciativa foi noticiada aqui no Chuville Notícias.
Logo após, o vereador Cleiton Profeta (PL), foi à tribuna da Câmara atacar o movimento, que agora publicou sua resposta pública. Veja na íntegra:
“O movimento Vanguarda Popular Joinvilense vem a público agradecer os holofotes, que um inexpressivo vereador deu, ao VPJ, quando, por meio de sua verborreia tacanha, tentou discorrer acerca de um movimento que sequer conhece. O insignificante vereador que, até pouco tempo, não passava de suplente – haja vista sua inexpressiva votação no último pleito municipal –; dedicou mais de 4,5 minutos, do seu tempo de tribuna no dia 11 de junho, para atacar o surgimento do movimento.
O desconhecimento é tamanho, que o vereador suplente, em meio a gritos, grunhidos e impropérios, faz afirmações que não condizem com o que é o VPJ. A propósito, somos um movimento suprapartidário e supra ideológico. E nos orgulhamos de termos convidado, para o nosso primeiro evento público, diversas entidades, coletivos, movimentos sociais e partidos políticos que respeitam a democracia e operam em conformidade com a Constituição e as leis da República.
Interessante observar como a fundação de um movimento antifascista que defende a democracia pode ter causado tamanho ressentimento a alguém que, como ele, nega a existência do fascismo em nosso município. Ora, se não há fascismo a ser combatido, por que será que o dito cujo vestiu a carapuça? Por qual razão ele gastaria tanto tempo e tantas palavras (apenas a palavra “enfim” foi usada quatro vezes!) para falar de um movimento que surge para lutar contra algo que, em tese, inexiste?
Outra controvérsia, na longa verborragia do vereador suplente, é a pretensa valorização da liberdade de expressão. Talvez ele não saiba, mas trata-se de uma via de mão dupla, que deve valer para toda a sociedade e não somente atender ao interesse de seu grupo político. Se ele pensa que tem o direito de atacar o VPJ, nós temos o direito e a liberdade de nos organizarmos e defendermos tudo aquilo em que acreditamos, balizados pela bússola da democracia. Ademais, liberdade de expressão não se confunde com “liberdade de agressão”, embora o outrora suplente demonstre também não saber fazer tal distinção. Ofender, de forma gratuita e injustificada, a liberdade de expressão de um movimento que acaba de nascer, apenas evidencia a ignorância, a intolerância e o desrespeito com quem pensa diferente. Seus comentários depreciativos, eivados de preconceito, são típicos de figuras autoritárias.
E por falar em figuras autoritárias, vale lembrar que o ex-presidente que ele e sua organização tanto defendem, tornou-se inelegível e está sendo investigado por diversos crimes, a exemplo da falsificação do certificado de vacinação, bem como da apropriação indébita e venda de joias caríssimas, pertencentes ao Estado Brasileiro, dentre outros.
Além de agradecer a divulgação voluntária, o Vanguarda Popular Joinvilense espera que o vereador em questão consiga se recompor do forte baque, que demonstrou ter sofrido, ao tomar conhecimento de tão auspiciosa notícia”.
Veja aqui o vídeo com o ataque do vereador ao MVPJ:
Respostas de 8
Só ouvi verdades
Ninguém chuta cachorro morto. essa reação destemperada é um Termômetro que demonstra o MEDO dos neofascistas com o movimento criado pelo Vanguarda Popular Joinvilense, do qual sou um dos fundadores. Esse espetáculo verborrágico de Inúmeras asneiras e groselhas é cortina de fumaça pra camuflar o terror de sua covardia, pq é histórico, todo fascista não passa de um covarde que só age com intolerância e verborreia autoritária. De qualquer modo vereador, obrigado pelos holofotes que vc nos proporcionou antes da hora.
Nem assinaram a
nota. MOVIMENTO CLANDESTINO de gente inutul
Compre um óculos que talvez vc enxergue quem assina a nota no inicio do primeiro paragrafo:
“O movimento Vanguarda Popular Joinvilense vem a público…”
Carlos, a unica coida que voce Precisa fundar urgentemente é um chuveiro. Vai tomar banho
Vai mijar no poste vai.
Surreal a fala desse ser inominável, que defende
Os indefensáveis de extrema direita
Lamentável que com tantos problemas em Joinville, um vereador perca seu tempo e desperdice verba pública para retirar o título de cidadã honorária e atacar um movimento legitimamente democrático.