A Prefeitura informou, na manhã de hoje, que a Estação de Tratamento de Água de Cubatão (ETA) está operando com sua capacidade máxima. No entanto, para parte da população, essa não foi a percepção.
Nas primeiras horas do dia, moradores do Aventureiro relataram que a água estava sem pressão nas torneiras, tornando impossível realizar necessidades básicas, como tomar banho, por exemplo.
Já no Boa Vista, moradores informaram que, na segunda-feira durante o dia, não havia mais água nas caixas, e, até as 12h de hoje, 19, o abastecimento não havia sido regularizado.
“Não conseguimos basicamente usar nada em casa que envolvesse água. Acumulou roupa para lavar, louça, e tivemos que sair para tomar banho em outro lugar que ainda tinha água”, relata João Silva, um dos moradores do Boa Vista que procurou a reportagem do Chuville.
As aulas na rede municipal de ensino e as atividades dos CEIs foram canceladas nesta terça-feira, impactando milhares de famílias e afetando o cronograma escolar.
Na sexta-feira, um comunicado da Prefeitura informou sobre a paralisação do abastecimento a partir das 4h30 de domingo, com previsão de retorno no mesmo dia. Contudo, isso não ocorreu.
Diversas outras obras na rede de abastecimento e nos reservatórios da cidade estavam programadas para aproveitar a manutenção preventiva da ETA. Segundo a Prefeitura, essas ações não deveriam afetar o abastecimento.
Os serviços na estação, planejados para serem concluídos na noite de domingo, foram estendidos por toda a madrugada, com previsão de término na manhã de segunda-feira.
De acordo com a Companhia Águas de Joinville, houve um contratempo em uma das frentes de trabalho, onde uma adutora de 900 milímetros precisou de novas válvulas fabricadas especificamente para aquela tubulação.
O religamento da ETA, inicialmente programado para a noite de domingo, ocorreu apenas na segunda-feira, 18, por volta de 12h.
O serviço, planejado para causar aproximadamente 24 horas de impacto à população, já ultrapassa 60 horas e pode chegar a 72, uma vez que a própria Prefeitura informou, em novo comunicado, que regiões como Adhemar Garcia, Bucarein, Espinheiros, Paranaguamirim, Parque Guarani e Boa Vista só devem ter o abastecimento normalizado na madrugada de terça para quarta-feira.
O município de Joinville contava, até 2017, com a Agência Municipal de Água e Esgoto (Amae), que foi extinta durante a gestão de Udo Döhler. A agência era responsável por regular a rede de esgoto, saneamento e abastecimento de água da cidade.
Com o fim da Amae, os serviços passaram a ser regulados pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), que, até o momento, não se pronunciou sobre o ocorrido.
Uma resposta
Cada grupo populacional, de acordo com a maioria, tem o gestor público que escolhe. Uns preferem os ardilosos, outros os escandalosos e tem quem se identifica com os dissimulados como é o caso de Adriano playboy Silva kkkkkk.