A segunda prisão do vereador Mauricinho Soares (MDB), feita pela Polícia Civil na última sexta-feira (8), criou mais um fato político em Joinville. E agora, mais um suplente será chamado? Segundo a Câmara de Vereadores, por enquanto não.
Pelo número de votos, quem assumiria no lugar de Mauricinho é o companheiro de partido e ex-vereador José Henkel – o Pelé – que fez 2.371 votos na eleição de 2020. Porém nada poderá ser feito enquanto a cassação de Mauricinho não for legitimada. Além da investigação em curso pela Operação Profusão da Polícia Civil, o vereador está sendo alvo da Comissão de Ética, instaurada na semana passada; e poderá responder por mais uma: a Processante, a qual poderá resultar em cassação de mandato dentro de 90 dias.
Esta Comissão Processante foi protocolada nesta segunda-feira (11) pelo presidente da casa, Diego Machado (PSDB) e deverá ir à votação em plenário ainda hoje. Segundo Machado, a nova comissão foi motivada após a segunda prisão de Mauricinho, bem como as acusações de fraudes em documentos do Detran.
Já a Comissão de Ética, instaurada na semana passada, investiga a postura de Mauricinho que motivou sua primeira prisão, no dia 30/11, o qual estava de posse ilegal de arma de fogo.
Durante coletiva de imprensa, na manhã de hoje, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Decor), confirmou o envolvimento de Mauricinho na chamada organização criminosa. Por alguns anos, o parlamentar tinha trânsito livre no Detran e, com a ajuda de um ex-funcionário que também está preso, inseria dados falsos no sistema para recuperar carteiras de motoristas vencidas. A acusação é de corrupção ativa.
Mauricinho já era suplente
A vaga ocupada por Mauricinho já era de suplente, afinal o posto original foi ocupado pelo ex-vereador Sidney Sabel (União Brasil), que teve seu mandato cassado a pedido do MDB. Na época o partido solicitou a recontagem de votos junto ao TSE (Tribinal Superior Eleitoral). A razão foi motivada pela cassação da chapa do DEM (Democratas), a qual Sabel fazia parte.