O JEC está de volta ao cenário nacional. Depois de ser eliminado pelo Avaí no sábado (16), o Tricolor contou com a derrota do Hercílio Luz para o Criciúma para voltar à Série D do Campeonato Brasileiro em 2025.
A volta ao cenário nacional acontece três anos após a última participação do time, em 2021, quando foi eliminado pelo Uberlândia e amargou a falta de calendário temporada após temporada.
Mas, a volta ao Campeonato Brasileiro veio com grandes doses de emoção para a torcida tricolor. Depois da goleada para o Leão na Ressacada no jogo de volta das quartas de final do Estadual, os torcedores voltaram as atenções para o confronto entre Criciúma e Hercílio Luz, no Sul do Estado. Uma eliminação do Hercílio carimbava o passaporte tricolor para a Série D e ela veio, mas não sem doses de emoção.
Com o Tigre vencendo por 2 a 1 de virada, o herói da classificação do time da casa foi o goleiro Gustavo, que defendeu um pênalti aos 47 minutos do segundo tempo. Fellipe Mateus foi derrubado na área e, na cobrança, Clayton parou em Gustavo, para comemoração de duas torcidas, a carvoeira no Sul e a tricolor no Norte.
Com a eliminação dos dois times nas quartas de final, prevaleceu a campanha da primeira fase e a sétima colocação do JEC em detrimento à oitava do Hercílio Luz, garantiu o time na Série D no próximo ano.