O MAPA FOTO Joinville, iniciativa inédita do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA), busca mapear e compreender o cenário atual da fotografia contemporânea na cidade. A pesquisa, conduzida por Daniel Machado, Maria Lucila Horn e Eloyse Davet, visa responder perguntas como: qual o tamanho do mercado local? Em quais segmentos os profissionais atuam? Onde exibem seus trabalhos?
O projeto propõe valorizar a fotografia contemporânea, promovendo trocas entre profissionais do setor para criar um catálogo virtual que retrate essa realidade.
A pesquisa será realizada por meio de um formulário, disponível no site www.nefa.com.br/mapafotojoinville, destinado a artistas, curadores e outros agentes culturais. Além disso, haverá seis sessões de leitura de portfólios, entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, abertas a fotógrafos e artistas interessados.
Para participar das leituras de portfólio, é necessário preencher o formulário de mapeamento, cujo tutorial também está disponível no site. Artistas selecionados poderão exibir seus trabalhos em projeções em Joinville e participar de festivais estaduais e nacionais.
“Queremos entender o estado da arte da fotografia contemporânea em Joinville”, afirma Daniel Machado. Segundo ele, o projeto amplia o olhar sobre a fotografia como expressão artística e cultural, indo além do campo tradicional e integrando sua dimensão comunicativa e documental.
A concepção do MAPA FOTO Joinville reflete a experiência do NEFA, que atua desde 2014 em Florianópolis, desde 2018 em Balneário Camboriú e, a partir de 2019, também em Joinville. A proposta busca descentralizar a produção fotográfica, valorizando o interior de Santa Catarina e ampliando as possibilidades de troca entre os profissionais.
“É um olhar para dentro, um esforço para destacar e potencializar a produção local”, conclui Daniel.
NEFA Joinville abre inscrições para grupo de estudos
O projeto NEFA Joinville, está com inscrições abertas até 30 de dezembro para selecionar 20 artistas e fotógrafos interessados em participar de um grupo de estudos orientado por Daniel Machado e Lucila Horn.
Com foco no desenvolvimento de processos criativos, o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA) promoverá 12 encontros presenciais para debater e refletir sobre a fotografia contemporânea, aliando teoria e prática. Além disso, os participantes receberão acompanhamento no desenvolvimento de seus trabalhos.
“Queremos fazer de Joinville um polo de produção e pensamento sobre fotografia, criando intercâmbios com autores de outras localidades”, destaca Daniel Machado. O NEFA já possui grupos consolidados em Florianópolis e Balneário Camboriú e agora expande suas atividades para Joinville.
O projeto, viabilizado com recursos do Simdec de 2023, busca democratizar o acesso às vagas, reservando 10% para pessoas negras, 10% para a população LGBTQIAP+ e 40% para mulheres. Os interessados devem ter mais de 18 anos e podem se inscrever por meio da convocatória disponível.
Cronograma → Etapas do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA Joinville
Inscrição: até 31 de dezembro
Palestra aula inaugural via plataforma Zoom: 15 de janeiro de 2025
Quando: as datas dos encontros presenciais, que acontecerão na Univille, estão na convocatória publicada no site www.nefa.com.br .