Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Lute contra a LGBTfobia

Veja cinco dicas do Chuville para ter consciência do tema. Há filmes, músicas e arte.

Redação, Portal Chuville

17 maio 2024

editado em 17 maio 2024

Compartilhe no Whats
Orgulho LGBTI+
Orgulho LGBTI+

Hoje, 17 de maio, é o Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia. Uma data instituída em 1990 pela OMS, quando a homossexualidade foi excluída da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

A data não foi criada para comemoração, mas para conscientização sobre o respeito às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero.

O Brasil é o país que mais mata pessoas por homofobia e transfobia. Segundo o Observatório de Mortes e Violência LGBTI+ no Brasil, em 2023, ocorreram 230 mortes de pessoas LGBT. Dessas mortes, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 outras causas.

Estima-se que ocorreu uma morte a cada 38 horas em 2023. Apesar desse número já representar uma grande perda de vidas, principalmente por sua identidade de gênero e/ou orientação sexual, temos indícios para presumir que esses dados ainda são subnotificados no Brasil.

Pensando nisso, o Chuville poderia dar uma infinidade de dicas de arte para você refletir, aprender e conhecer mais sobre o assunto. No entanto, vamos oferecer cinco dicas que unem tudo isso à diversão, pois é algo que o público LGBTQIAP+ domina.

Filme: Milk – A Luta pela Igualdade

O carismático e bem-humorado Harvey Milk muda-se de Nova Iorque para São Francisco em 1972, onde planeja, com o namorado, abrir uma loja de fotografia na rua Castro, em uma época em que os gays não eram bem recebidos. Milk resiste e, em pouco tempo, todo o bairro Castro torna-se referência na luta pelos direitos dos homossexuais. A luta de Milk o transformou em um líder político, comandando campanhas nacionais pelos direitos dos gays, recebendo, inclusive, apoios conservadores.

Harvey Milk é feito por Sean Penn.

Trailer de Milk

Filme: Rustin

A história de Bayard Rustin, conselheiro de Martin Luther King Jr., que dedicou sua vida à busca pela igualdade racial e pela democracia. Porém, como homem negro e gay, ele foi praticamente apagado do movimento pelos direitos civis. O filme joga luz em uma personalidade importante na luta racial.

Trailer de Rustin

Banda: Scissor Sisters

A Scissor Sisters é uma banda americana formada em 2001. Seu nome é uma gíria em inglês que designa uma posição sexual lésbica. A banda é adorada principalmente no meio LGBT. Recomendamos “I Don’t Feel Like Dancin'”, um clássico.

Clipe de I Don’t Feel Like Dancin

Música: Freedom – George Michael

Resumiu o final dos anos 80 e 90, consagrou George Michael como um ícone pop e fashion, e virou um hino da comunidade gay. Um clipe e música icônicos.

Clipe de Freedom

Artista: Keith Haring

Keith Haring foi um artista americano cuja arte pop e trabalho semelhante ao graffiti surgiram da cultura de rua da cidade de Nova York dos anos 1980. Muito de seu trabalho inclui alusões sexuais que se transformaram em ativismo social. Amigo de Basquiat e Andy Warhol, tem uma relação interessante com o Brasil e lutou pela igualdade com obras que transmitiam mensagens poderosas de amor, unidade e esperança. Faleceu em 1990, vítima da AIDS.

Visite a obra de Keith clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube