Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Livro “Um barro lançado ao futuro” resgata a história da cerâmica dos povos originários em Joinville e região

Lançamento da obra contará com a presença de especialista na área da arqueologia e lideranças indígenas para um bate-papo. Além disso, serão oferecidas oficinas gratuitas.

Redação, Portal Chuville

15 abril 2024

editado em 15 abril 2024

Compartilhe no Whats
Foto Divulgação

Na sexta-feira, 19 de abril, a partir das 19h no Anfiteatro da Univille, em Joinville, acontece o lançamento do livro “Um barro lançado ao futuro”, idealizado pela designer Isadora Terranova e pela arquiteta Paula Delai Riedi em colaboração com as lideranças indígenas Marilene Escobar e Wilson Moreira e os participantes do projeto Laboratório de Cerâmica Futuro Ancestral. O projeto foi realizado pelas profissionais em 2022 e tinha como pano de fundo a história da cerâmica produzida na região de Joinville com foco nos povos originários. O dia do lançamento vai contemplar dois momentos: uma oficina relacionada à cerâmica voltada a professores e o bate-papo: “Quem produzia cerâmica antes de nós na cidade de Joinville?”. O debate contará com a presença da professora e pesquisadora Dione da Rocha Bandeira e com as lideranças Marilene Escobar e Wilson Moreira, além das idealizadoras da obra.

Para Paula, uma das idealizadoras da obra, o livro não é apenas uma publicação, mas o início de um resgate e promoção dos saberes cerâmicos produzidos pelos povos que viviam no território que hoje é Joinville. “Buscamos celebrar as simbologias deles e estabelecer conexões com discussões contemporâneas sobre identidade”, afirma a arquiteta. Para Isadora, o livro é resultado de uma pesquisa singular e inédita, fruto de encontros colaborativos entre lideranças indígenas, artistas, pesquisadores, educadores e arqueólogos. “É preciso salientar ainda que a obra também conta com um Material Educativo elaborado pela pesquisadora e educadora Deise Aparecida de Oliveira, visando ser uma ferramenta para aqueles que desejam apropriar-se do processo e repeti-lo”, explica a designer.

A proposta cultural foi realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023. O projeto contempla a impressão e distribuição do livro, a obra foi publicada no formato digital ainda em 2022. Serão impressos 500 livros. Uma parte dos exemplares será destinada gratuitamente a centros culturais, bibliotecas, museus, bem como à Secretaria de Educação de Joinville, visando a distribuição a professores, e ainda a Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Outra parte dos livros será entregue às lideranças indígenas da Aldeia Ka’aguy Mirim Porã, para a comercialização da obra e retorno da verba à própria comunidade. Eles estarão no lançamento do livro com exemplares à venda.

 

Experiência registrada em livro

A obra “Um barro lançado ao futuro” lançada agora em 2024 é a versão impressa e revisada do material divulgado em 2022 no formato digital. A publicação online era a última etapa do projeto Laboratório de Cerâmica Futuro Ancestral, promovido via Lei Aldir Blanc 2021, viabilizada pela Prefeitura de Joinville.

Segundo Isadora, uma das idealizadoras da proposta, a impressão do livro é a realização de um desejo de compartilhar com mais gente a trajetória de aprendizado trilhada durante o projeto. “Nossa intenção é mostrar como todo processo foi rico e proveitoso e esperamos inspirar outras iniciativas a seguir o mesmo caminho”, pontua a designer.

O livro conta com três capítulos que mostram o processo de elaboração do projeto, desde a concepção, com as referências acadêmicas e artísticas utilizadas, até a etapa de preparação e execução das peças de barro. Aparecem na obra as 15 pessoas selecionadas para participar do projeto. Há uma parte do livro dedicada a detalhar o aprendizado e aprimoramento do grupo na técnica do fazer cerâmico, e ainda a inspiração de cada um para compor a própria peça.

O livro ainda contempla um ensaio visual com as cerâmicas prontas, e um material educativo voltado a profissionais da área da educação que queiram replicar o processo com estudantes.

Entre os destaques da obra está o texto “Ceramistas pré-coloniais da baía da babitonga” escrito pela arqueóloga e pesquisadora Dione Bandeira. A tese de doutorado da estudiosa foi uma das fontes de pesquisa e inspiração para o projeto. No livro a pesquisadora contextualiza o processo de identificação das cerâmicas produzidas há mais de mil anos no território que hoje é Joinville e traz ainda a experiência do trabalho realizado com esses artefatos no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville. Dione é uma das convidadas para o bate-papo Quem produzia cerâmica antes de nós na cidade de Joinville? e lançamento do livro impresso.

 

Oficinas

Além da publicação da versão impresso do livro “Um barro lançado ao futuro” o projeto contempla ainda quatro oficinas gratuitas baseadas nos ensinamentos da obra. As atividades ocorrem nos meses de abril e maio, em espaços diferentes e para públicos diversos.

Para Paula, as oficinas são uma oportunidade de mostrar para as pessoas inscritas na atividade um pouco mais dos processos e estudos da cerâmica realizados na composição do livro. “Vamos ter a possibilidade de conversar mais de perto com públicos variados, como professores até crianças, e apresentar de forma didática esse universo encantador das transformações do barro em arte”, afirma.

A primeira oficina ocorre no dia do lançamento do livro, 19/4, e será destinada a professores da rede pública de ensino que atuam na área de artes. A atividade ocorre na Univille, zona norte. No dia 20/4 a oficina será destinada a crianças de 6 a 12 anos e acontecerá na Biblioteca Comunitária Lutador Dito, na Amorabi, bairro Itinga.

No dia 10/05 o foco da atividade são novamente os professores, em especial os que trabalham em escolas indígenas ou quilombolas. A última oficina será no dia 11/05 e tem como público-alvo novamente às crianças. Ambas atividades ocorrem no CEU Aventureiro.

Para participar das oficinas é necessário se inscrever por meio do formulário online . As atividades são gratuitas, no entanto as vagas são limitadas.

Serviço

O Que: Bate-papo e Lançamento Oficial do Livro “Um Barro Lançado ao Futuro – Laboratório de Cerâmica Futuro Ancestral”
Quando: 19 de abril – sexta-feira
Onde: Anfiteatro da Univille: Rua Paulo Malschitzki – Zona Industrial Norte
Horário: das 19h às 21h

19.04.2024 Oficina teórico-prática para Educadores da Rede Pública de Ensino
Local: Centro de Artes e Design (CAD) – Univille
Endereço: Rua Paulo Malschitzki – Zona Industrial Norte
Horário: 13h às 18h

O Que: Oficina de cerâmica para crianças (6 a 12 anos)
Onde: Biblioteca Comunitária Lutador Dito – AMORABI – Rua dos Esportistas, 510 – Itinga
Quando: 20 de abril – domingo
Horário: 9h às 14h

10.05.2024 – Oficina teórico-prática para Educadores da Rede Pública de Ensino, com foco em Escolas Indígenas
Local: Estação Cidadania e Cultura – CEU do Aventureiro
Endereço: Rua Theonesto Westrupp, 627
Horário: 13h às 18h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube