Nesta semana mais um passo foi dado para a construção do segundo CEU (Complexo Esportivo Unificado) de Joinville, desta vez na zona sul da cidade. O vereador Lucas Souza (Republicanos) esteve em Brasília para articular detalhes desta obra, orçada em R$ 2 milhões com recursos do Novo PAC. “Como vereador da zona sul eu vou fuçando, não me contento com o não, por isso estou lutando para que a região sul tenha seu primeiro espaço de lazer e cultura”, disse.
Segundo ele, nesta semana também houve reunião com a Fundação Catarinense de Cultura para começar a definir a gestão do futuro CEU da zona sul. O terreno será definido até o fim do ano, mas será entre os bairros Adhemar Garcia e Ulysses Guimarães. A área vai ser doada pelo município, enquanto o governo estadual deverá bancar os projetos, a licitação e as obras.
Caberá à prefeitura a manutenção da estrutura, a exemplo do que já acontece no CEU do Aventureiro, inaugurado em 2015 e que atualmente é gerido por duas secretarias: Secult e Assistência Social, além das atividades da Sesporte.
Há um cronograma a ser executado e a previsão é licitar a obra até o fim do próximo semestre, com a construção sendo iniciada no segundo semestre de 2025. Se tudo der certo, a inauguração para a comunidade será logo nos primeiros meses de 2026.
“Queremos que o CEU da zona sul tenha foco cultural, um pouco diferente do que acontece no CEU Aventureiro, que também tem esporte”, adianta o vereador Lucas. A parceria com o Ministério das Relações Institucionais, liderada por Thiago Braga, foi fundamental para avançar com o projeto.