Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Larvas do mosquito da Dengue aparecem atrás de geladeira e assusta moradores

Água do degelo, que fica na parte de trás da geladeira, virou criadouro do mosquito da Dengue na zona sul de Joinville.

Redação, Portal Chuville

17 outubro 2024

editado em 17 outubro 2024

Compartilhe no Whats
Larvas do mosquito foram encontradas no reservatório de degelo da geladeira. Foto: Arquivo Pessoal

Um local aparentemente inusitado, que quase ninguém dá atenção, virou criadouro do mosquito Aedes aegypti (Dengue): o recipiente de degelo, que fica na parte de trás da geladeira. O caso aconteceu nesta semana no bairro Ulysses Guimarães, na zona sul de Joinville. Veja os vídeos que circularam em alguns grupos de WhatsApp:

O representante comercial Paulo Cesar Godoy comprou uma geladeira nova, de 470 litros, em janeiro deste ano. Em abril, foi vítima da Dengue, ficando 27 dias de cama. Nesta semana, estranhando a quantidade de mosquitos dentro de casa, tirou a geladeira de lugar para olhar o reservatório. Para sua supresa, havia larvas na água do recipiente responsável pela troca de calor do refrigerador.

Para ter certeza do que se tratava, Paulo chegou a levar as larvas coletadas para um laboratório, que atestou serem do mosquito Aedes aegypti. “Tentei colocar tela para proteger, mas é difícil, então é um lugar que ninguém imagina, é preciso alertar as pessoas”, disse ele.

Local é criadouro comum, diz Secretaria de Saúde

O Chuville Notícias conversou com o gerente de Gestão Estratégica e Articulação da Rede em Saúde, Anderson da Silva, que disse ser comum o mosquito da Dengue procriar no reservatório de água de degelo dos refrigeradores. “O mosquito é seletivo, sempre procura um lugar calmo, escuro, quente e com água limpa para se procriar. E atrás da geladeira é um lugar ideal e bem comum para isso”, avalia.

Os cuidados precisam ser redobrados, ainda mais nesta época de primavera, com temperaturas mais elevadas. A recomendação para prevenir é retirar o recipiente da geladeira para higienização a cada degelo. Caso isso não seja possível, é preciso que se cubra o local de alguma maneira com tela mosquiteira. “O mesmo cuidado deve se ter com baldes e vasos de plantas, porque o mosquito deposita seus ovos na parede do recipiente e, quando aparece a água depois, acaba sendo uma condutora da reprodução, e de maneira muito rápida, no máximo cinco horas”, explica Anderson.

Ele também lembra para a população se atentar ao procedimento “10 minutos contra a Dengue”, que são procedimentos rápidos de verificação para prevenir criadouros do mosquito. O passo a passo pode ser acessado no site da prefeitura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube