Um local aparentemente inusitado, que quase ninguém dá atenção, virou criadouro do mosquito Aedes aegypti (Dengue): o recipiente de degelo, que fica na parte de trás da geladeira. O caso aconteceu nesta semana no bairro Ulysses Guimarães, na zona sul de Joinville. Veja os vídeos que circularam em alguns grupos de WhatsApp:
O representante comercial Paulo Cesar Godoy comprou uma geladeira nova, de 470 litros, em janeiro deste ano. Em abril, foi vítima da Dengue, ficando 27 dias de cama. Nesta semana, estranhando a quantidade de mosquitos dentro de casa, tirou a geladeira de lugar para olhar o reservatório. Para sua supresa, havia larvas na água do recipiente responsável pela troca de calor do refrigerador.
Para ter certeza do que se tratava, Paulo chegou a levar as larvas coletadas para um laboratório, que atestou serem do mosquito Aedes aegypti. “Tentei colocar tela para proteger, mas é difícil, então é um lugar que ninguém imagina, é preciso alertar as pessoas”, disse ele.
Local é criadouro comum, diz Secretaria de Saúde
O Chuville Notícias conversou com o gerente de Gestão Estratégica e Articulação da Rede em Saúde, Anderson da Silva, que disse ser comum o mosquito da Dengue procriar no reservatório de água de degelo dos refrigeradores. “O mosquito é seletivo, sempre procura um lugar calmo, escuro, quente e com água limpa para se procriar. E atrás da geladeira é um lugar ideal e bem comum para isso”, avalia.
Os cuidados precisam ser redobrados, ainda mais nesta época de primavera, com temperaturas mais elevadas. A recomendação para prevenir é retirar o recipiente da geladeira para higienização a cada degelo. Caso isso não seja possível, é preciso que se cubra o local de alguma maneira com tela mosquiteira. “O mesmo cuidado deve se ter com baldes e vasos de plantas, porque o mosquito deposita seus ovos na parede do recipiente e, quando aparece a água depois, acaba sendo uma condutora da reprodução, e de maneira muito rápida, no máximo cinco horas”, explica Anderson.
Ele também lembra para a população se atentar ao procedimento “10 minutos contra a Dengue”, que são procedimentos rápidos de verificação para prevenir criadouros do mosquito. O passo a passo pode ser acessado no site da prefeitura.