Hoje, 06/06, começa a vigésima Feira do Livro de Joinville, que conta, já no primeiro dia, com a palestra sobre “A diversidade linguística do Brasil”, do respeitado Ailton Krenak.
Participando pela segunda vez do evento, já que em 2023 ele também esteve presente, Krenak, desta vez, aceitou o convite com a missão de divulgar as mais de 200 línguas nativas existentes no Brasil.
Formado em Jornalismo em 1985, passou a dedicar-se ativamente ao movimento indígena, fundando a ONG Núcleo de Cultura Indígena, que visa promover a cultura dos povos originários brasileiros.
Krenak ficou conhecido em todo o Brasil em 1987. Durante a Assembleia Constituinte, ele protagonizou uma das cenas mais marcantes. Em discurso na tribuna, vestido com um terno branco, pintou o rosto com tinta preta para protestar contra o que considerava um retrocesso na luta pelos direitos indígenas.
Teve um papel fundamental para assegurar direitos aos indígenas, ajudando a criar o Capítulo 8 (Capítulo dos Índios) na Constituição, garantindo direitos aos indígenas, como a preservação da cultura e da terra.
De líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor, foi eleito, aos 70 anos, o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, ao lado de Fernanda Montenegro e Gilberto Gil.
Sua palestra, “A diversidade linguística do Brasil”, será apresentada às 20 horas, logo após a cerimônia de abertura do evento, no Palco Principal. A reserva para o horário já está esgotada, mas é possível verificar a abertura de vagas por desistência antes do início da atração.
A programação completa pode ser acessada no site da Feira do Livro. O evento ocorre no complexo do Centreventos Cau Hansen, com entrada gratuita para todas as atrações. A organização é do Instituto da Cultura e Educação, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Serviço:
Endereço: Centreventos Cau Hansen (Avenida José Vieira, 315, América)
Datas: 6 a 16 de junho
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; e aos sábado e domingos, das 10h às 20 horas.
Entrada: gratuita