A cidade de Joinville atingiu a marca de 61 mortes por dengue neste mês de junho. Já são mais de 60 mil casos confirmados em toda a cidade. Em seis meses, o número de mortes ultrapassa a soma dos últimos 4 anos, quando foi iniciada a medição pela prefeitura. Entre 2020 e 2023, a cidade registrou 53 mortes.
O bairro Aventureiros continua sendo o primeiro em casos, com 8.093 registros, seguido por Costa e Silva com 3.451 e Vila Nova com 3.336.
A vacina da dengue continua disponível nos postos da cidade destinada ao público-alvo, crianças de 10 a 14 anos. Apesar dos esforços do poder público, a cidade não consegue avançar na imunização, ficando abaixo dos 40%. O Ministério da Saúde recomenda que 90% estejam imunizados com as duas doses.
Vacina Contra a Dengue:
O público-alvo definido pelo Ministério da Saúde são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que não tiveram dengue nos últimos seis meses e que não estão com suspeita da doença, febre ou sintomas gripais. A imunização é feita com duas doses da vacina, aplicadas com três meses de intervalo.
As Unidades Básicas de Saúde da Família e a Sala de Vacinação Central estão aplicando o imunizante contra a dengue especificamente em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Outra opção é ir até a Sala de Vacinas Central, na Rua Abdon Batista, 172.
Não é necessário agendamento, mas a orientação é chegar aos locais de vacinação pelo menos meia hora antes do fechamento. Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis no site da Prefeitura.
Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde, além de documento do responsável pela criança ou adolescente.