Joinville se prepara para sediar a 11ª edição da Semana Lixo Zero, um dos maiores eventos de mobilização socioambiental do Brasil. De 19 a 27 de outubro, a cidade será palco de uma série de ações voltadas para a sustentabilidade e a conscientização ambiental.
Entre os destaques, está o 2º Festival de Cultura Ambiental Heloisa Schurmann, que abrirá a programação no dia 19, na AAPLJ e no MAJ.
O festival, que homenageia a renomada ambientalista Heloisa Schurmann, líder da iniciativa Voz dos Oceanos, será um dos principais eventos da Semana Lixo Zero.
Schurmann estará presente na abertura oficial, que começa às 10h30 com a Feira Lixo Zero, no MAJ, seguida por uma apresentação teatral para todas as idades com o grupo cultural Tartaruga de Mamão.
Às 14h, Schurmann participará de uma sessão de cinema na AAPLJ, com a exibição do filme O Mundo em Duas Voltas. Após a exibição, a ambientalista conversará com o público sobre suas expedições e sua atuação em prol dos oceanos.
“Nosso sonho sempre foi colocar a cultura como protagonista nos processos de educação ambiental. Agora, no segundo ano do festival, reforçamos a importância dessa conexão com a Semana Lixo Zero Joinville”, afirma Juliano Jules, Diretor de Cultura do Coletivo Joinville Lixo Zero.
Outro ponto alto do dia 19 será o lançamento do documentário Olhe, Depois Procure, às 16h30.
A produção do Toninhas do Brasil, com direção de Pedro Nogueira e Pedro Furtado, utiliza inteligência artificial para criar um personagem-narrador impactante.
O documentário destaca a urgência da preservação ambiental, especialmente voltada para o golfinho mais ameaçado do Brasil. “Queríamos algo que realmente impactasse as pessoas, levando a atitudes mais conscientes em relação ao meio ambiente”, comenta Marta Cremer, coordenadora do projeto Toninhas do Brasil.
Sobre Heloisa Schurmann
É uma escritora, navegadora e ambientalista brasileira, reconhecida internacionalmente por sua dedicação à preservação dos oceanos e à conscientização ambiental. Com sua família, Heloisa embarcou em jornadas épicas ao redor do mundo, transformando suas experiências em poderosas ferramentas de educação e sensibilização sobre a importância do meio ambiente.
Programação do Festival de Cultura Ambiental
Sábado, 19 de outubro – AAPLAJ
- 9:00 – Sábado Zen – aula de yoga no MAJ
- 10:00 – Abertura oficial na Feira Lixo Zero
- 10:30 – Tartaruga de Mamão – no Museu de Arte de Joinville
- 12:00 – Filme “Canal do Linguado” de Maicon Aloncio (70 min)
- 13:15 – Filme “No Oitavo Dia” (8 min) | Em parceria com o Festival de Cinema de Joinville – JIFF
- 13:25 – Filme “Anas” de Ilaine Melo (17 min)
- 13:45 – Intervenção poética: “O que deixamos?” com Lucas Antunes
- 14:00 – Filme “O Mundo em Duas Voltas” de David Schurmann (90 min)
- 15:30 – Diálogo com a homenageada Heloisa Schurmann
- 16:30 – Lançamento do filme “Olhe, Depois Procure”, do Toninhas do Brasil (25 min)
- 17:00 – Diálogo com Marta Cremer e equipe
- 17:30 – Filme “Caminhos da Serra do Mar” de Yara de Melo (56 min)
- 18:30 – Intervenção poética: “O que deixamos?” com Lucas Antunes
Oficinas:
- 10:00 e 17:00 – Pintura em vidro com garrafas recicladas
- 16:00 – Xilogravura e técnicas aditivas
Feira Lixo Zero: durante todo o evento, com 25 expositores e parceiros.
Segunda-feira, 21 de outubro
- 18:00 às 20:30 – OAB Joinville (R. Amazonas, 46, Saguaçu) Exibição do documentário “Vãnh gõ tõ Laklãnõ recompõe história do povo Laklãnõ/Xokleng” e Palestra sobre o Direito dos Povos Indígenas sobre as terras que ocupam e a Perspectiva Ambiental
- 19:00 – Cineclube UDESC (Rua Paulo Malschitzki, 200. Zona Industrial Norte) Exibição do filme “Olhe, Depois Procure” seguido de bate-papo com a equipe
Para mais informações e programação completa, acesse: www.semanalixozero.eco.br/joinville ou siga www.instagram.com/joinville.lixozero