Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Joinville pode receber Hospital de Campanha após articulação em Brasília

Sinalização foi positiva após lideranças políticas articularem uma reunião com o Ministério da Saúde, nesta semana, para trazer um Hospital de Campanha para Joinville.

Redação, Portal Chuville

17 abril 2024

editado em 17 abril 2024

Compartilhe no Whats

Após semanas de caos na saúde pública devido à Dengue, além de 20 mortes pela doença neste ano até agora. Após a declaração da secretária de Saúde, Tânia Eberhardt, de que o SUS Joinville colapsou, lideranças políticas como o deputado federal, Pedro Uczai (PT/SC), a presidente do Sinsej (Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville), Jane Becker e o ex-vice-prefeito de Joinville, Rodrigo Bornhold (PSB) articularam uma reunião com representantes do Ministério da Saúde, em Brasília.

 

O encontro aconteceu durante o evento das Lideranças Municipalistas Catarinenses, na segunda-feira (15), e a comitiva joinvilense foi recebida pelo assessor especial de orçamento do Ministério da Saúde, Leonardo Soares. Nenhum representante da prefeitura acompanhou a reunião.

 

A sinalização foi positiva: “O governo federal está disposto a ajudar. Como a cidade já tem o decreto de situação de emergência, podemos alinhar verba federal para ajudar na estrutura, na contratação de leitos e de equipes técnicas para a saúde”, disse Leonardo ao receber o ofício.

 

O advogado e ex-vice-prefeito, Rodrigo Bornhold acredita que, a partir de agora, o prefeito Adriano Silva (Novo) deva ser mais proativo, ajustando as medidas necessárias para a implantação do hospital provisório, importante para desafogar as UPA’s e UBSF’s, atualmente sobrecarregadas.

 

“Não é só mandar ofício burocrático pedindo recurso e achar que fez sua parte. Encontramos aqui em Brasília as portas abertas e, muito me espanta que a comitiva da prefeitura, que aqui esteve há poucos dias, não fez o que estamos fazendo hoje”, aponta Bornhold.

 

Ele se refere ao ofício que a prefeitura de Joinville encaminhou ao Ministério da Saúde, em fevereiro, pedindo ajuda financeira e dando ciência da situação de emergência local.

 

A expectativa é de que o Hospital de Campanha de Joinville comece a tomar corpo a partir de junho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube