A partir desta segunda-feira (8), a Secretaria da Saúde de Joinville inicia a aplicação da vacina contra a gripe para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A ação faz parte da 27ª Campanha Nacional de Vacinação, que segue até o dia 10 de maio.
Neste ano, o imunizante contra a Influenza passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Para esses grupos, a vacina passa a ser ofertada de forma permanente.
Além dos públicos incluídos no calendário, também poderão se vacinar os demais grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, professores, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais da segurança e das Forças Armadas, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, população privada de liberdade e jovens sob medida socioeducativa.
De acordo com Aline Berkenbrock, gerente em Vigilância em Saúde, é importante que os públicos prioritários se imunizem o quanto antes, especialmente antes da chegada das temperaturas mais baixas, que favorecem o surgimento de doenças respiratórias.
Locais de vacinação
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), com exceção da UBSF Jativoca. Não é necessário agendamento, mas recomenda-se chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência ao horário de fechamento da unidade. Os endereços e horários podem ser consultados no site da Prefeitura de Joinville.
Também é possível se vacinar na Sala Central de Vacinas, na rua Abdon Batista, 172, no Centro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Campanha será ampliada após o “Dia D”
O “Dia D” da vacinação será realizado no sábado, 10 de maio. A partir dessa data, a campanha será estendida a toda a população com mais de seis meses de idade, enquanto houver doses disponíveis. A decisão foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), entre Estado e municípios.
O imunizante oferecido é a vacina trivalente, que protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A vacina pode ser aplicada junto a outras do Calendário Nacional. Crianças que receberem a dose pela primeira vez devem tomar duas aplicações, com intervalo de 30 dias.
Meta de vacinação em Joinville
A meta da Secretaria da Saúde de Joinville é vacinar ao menos 90% das crianças, gestantes e idosos incluídos no calendário. Em 2024, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários foi de apenas 45,5%. Ao todo, cerca de 153 mil pessoas fazem parte dos grupos com vacinação permanente no município, sendo aproximadamente 95 mil idosos.