A nova Biofábrica do Método Wolbachia foi entregue nesta segunda-feira (1°) no bairro Nova Brasília, em Joinville. Instalada na antiga Unidade Básica de Saúde da Família, a estrutura passou por uma reforma de R$ 335 mil e será responsável pela produção dos “Wolbitos”, mosquitos modificados para combater a dengue.
O projeto, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Joinville, Fiocruz, World Mosquito Program (WMP), Governo de Santa Catarina e Ministério da Saúde, contará com equipamentos modernos e equipes treinadas. A soltura dos mosquitos está prevista para julho.
A Wolbachia, bactéria presente em 60% dos insetos naturais, impede o desenvolvimento dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana nos mosquitos Aedes aegypti.
O processo de criação dos Wolbitos na Biofábrica envolve várias etapas automatizadas, desde a eclosão dos ovos até a soltura dos mosquitos.
Autoridades locais e representantes do Ministério da Saúde participaram do evento, destacando a importância do projeto e os benefícios para a saúde pública de Joinville.