A Prefeitura de Joinville recebeu a aprovação do Ministério da Saúde para contratar 21 médicos pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Deles, 16 estarão disponíveis para atuar em Joinville de 12 a 18 de setembro. Esses profissionais desempenharão suas funções como médicos da Estratégia de Saúde da Família em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) com maior necessidade e rotatividade de pessoal.
A autorização para a chegada dos médicos decorre da adesão de Joinville à Portaria 752 do Ministério da Saúde, que abre novas vagas no Programa Mais Médicos para o Brasil. Na ocasião, o município se inscreveu e solicitou 51 médicos.
Nessa modalidade, o Governo Federal implementa um modelo de coparticipação, no qual o município continua responsável pelos auxílios moradia e alimentação, enquanto o Ministério da Saúde concede uma bolsa de formação de R$ 12,5 mil. Entretanto, esse valor será descontado do Piso da Atenção Básica recebido pelo município do Governo Federal.
O programa federal prevê a contratação dos médicos por 48 meses, com a possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. Atualmente, a Secretaria da Saúde de Joinville já conta com 4 médicos do Programa Mais Médicos e 4 do Programa Mais Médicos para o Brasil.