No feriado nacional do Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20), Joinville terá uma série de atividades promovidas pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e pela Casa da Vó Joaquina.
O Novembro Negro – Cultura e Representatividade, organizado pelo Compir, ocorrerá das 10h às 22h na Casa da Cultura Fausto Rocha Junior. A programação inclui oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais, exposições, gastronomia, feira afroempreendedora e uma mesa redonda com produtores culturais locais. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Destaque também para as visitas guiadas no Arquivo Histórico de Joinville, às 10h e às 16h, que abordarão documentos sobre a história dos negros na cidade. As vagas são limitadas a 15 pessoas por grupo, preenchidas por ordem de chegada e sem necessidade de inscrição prévia.
A Casa da Vó Joaquina também terá homenagens especiais. Às 10h30, será realizada uma cerimônia no Cemitério dos Imigrantes. Às 15h, acontece a tradicional lavagem do Monumento ao Imigrante, na Praça da Bandeira, com o depósito de rosas. À noite, às 19h, será servida uma feijoada na sede da instituição.
Kênia Clube terá roda de samba
A Sociedade Kênia Clube realiza, nesta quarta-feira (20), um evento especial com início às 16h. A programação inclui uma solenidade seguida da inauguração da galeria da presidência, em homenagem aos líderes da instituição.
A partir das 18h, o público poderá curtir uma roda de samba ao som do grupo Novo Sonhar. A entrada é gratuita.