A Câmara de Vereadores de Joinville aprovou nesta quarta-feira (7) a abertura de crédito adicional especial de R$ 700 mil para a Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur). O valor será utilizado no financiamento de um estudo de engenharia sobre a viabilidade e os custos de uma possível ponte ligando os bairros Vigorelli e Vila da Glória, no litoral de Joinville.
O estudo, contratado por meio do consórcio intermunicipal CIM-Amunesc, está orçado em R$ 4,3 milhões. O montante será dividido entre os quatro municípios diretamente impactados pelo projeto: Joinville (responsável por 40% do valor), São Francisco do Sul (30%), Itapoá (20%) e Garuva (10%).
De acordo com o parecer do gabinete do vereador Érico Vinicius (Novo), relator na Comissão de Finanças, a previsão é que o estudo seja concluído em 2026. A proposta é elaborar uma estimativa de custos para a construção de uma ponte com cerca de 1,2 mil metros de extensão.
A aprovação não foi unânime. Os vereadores Wilian Tonezi, Cleiton Profeta e Instrutor Lucas, todos do PL, votaram contra a proposta.
Outros nove parlamentares foram favoráveis: Allison, Érico Vinicius e Vanessa Venzke Falk (Novo); Adilson Girardi e Henrique Deckmann (MDB); Brandel Junior (PL); Liliane da Frada (Podemos); Mateus Batista (União Brasil); e Vanessa da Rosa (PT).