A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Saúde, aplicou a vacina contra a dengue em 9.805 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos desde o início da imunização, em 24 de fevereiro. O município também realiza a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) que previne casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. O imunizante contra a gripe foi aplicado em 17.293 pessoas no município desde o início da campanha, em 20 de março.
“As vacinas são seguras, além de representarem um ato de amor individual e coletivo. Não deixem de se vacinar e de imunizar seus filhos”, recomenda Nicoli dos Anjos, coordenadora do Serviço de Imunização da Secretaria da Saúde de Joinville.
Onde se vacinar:
As Unidades Básicas de Saúde da Família e a Sala de Vacinação Central estão aplicando os imunizantes. Apenas as unidades do Comasa e João Costa, que atuam como Sentinela para atendimento da dengue, e a do Jativoca não estão aplicando a vacina. Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis em (bit.ly/UBSFJoinville).
Outra opção é ir até a Sala de Vacinas Central, na Rua Abdon Batista, 172. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde, além de documento do responsável ou comprovante que integra um dos grupos prioritários, no caso da Influenza. Não é necessário agendamento, mas a orientação é chegar ao local de vacinação pelo menos meia hora antes do fechamento.
Vacina contra a dengue:
O público-alvo definido pelo Ministério da Saúde são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que não tiveram dengue nos últimos seis meses e que não estejam com suspeita da doença, febre ou sintomas gripais. A imunização é feita com duas doses da vacina, aplicadas com três meses de intervalo.
Vacina contra a gripe:
A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é a trivalente, protege contra os principais vírus em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
A vacinação é apenas para os grupos prioritários, que são mais propensos à evolução e gravidade dos casos. Nesta primeira etapa, podem receber o imunizante crianças de 6 meses a até 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e profissionais das Forças Armadas.
Também estão contempladas as pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.”