A Secretaria Municipal da Saúde de Joinville começa, nesta sexta-feira (26), a vacinar crianças de até 12 anos contra a influenza (gripe). A medida foi adotada a partir da orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), que autorizou a ampliação do público-alvo da campanha.
Desta forma, além do grupo prioritário anteriormente anunciado, agora, também podem receber a vacina gratuitamente, quem tem até 12 anos.
Em Joinville, a vacina pode ser aplicada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), com exceção da UBSF Jativoca e das UBSFs Aventureiro III, João Costa e Comasa, que estão dando suporte no atendimento de pacientes com dengue, com as Enfermarias Especializadas e Unidade Sentinela. Outra opção também é a Sala de Vacinas Central, que fica na Rua Abdon Batista.
Não é necessário agendamento prévio, a orientação é apenas chegar no mínimo meia hora antes do horário de fechamento das unidades. As informações sobre horário e endereço estão disponíveis no site da Prefeitura .
Para receber a vacina, é preciso apresentar documento oficial, Carteira de Vacinação, além de documento do responsável no caso de menores de idade. Para se vacinar contra a gripe, é necessário apresentar também um documento que comprove que faz parte do grupo prioritário.
Em Joinville, até o momento, foram aplicadas 49,2 mil doses de vacina contra a gripe, o que representa 23% do público-alvo.
“Precisamos aumentar a cobertura vacinal para que as pessoas que têm maior risco de agravamento da doença estejam protegidas com a chegada do frio. A vacina contra a influenza tem que ser aplicada todos os anos, pois ela é atualizada, protegendo contra os principais vírus em circulação no país”, reforça a coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde, Nicoli dos Anjos.
A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é a trivalente, protege contra os principais vírus em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.