O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de Joinville ficará mais caro em 2024. O reajuste anunciado pelo município é de 5,19%. A distribuição dos carnês começa em 1º de dezembro.
De acordo com a Secretaria da Fazenda municipal, o aumento corresponde à inflação acumulada no período de outubro de 2022 a setembro de 2023, conforme o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A expectativa de arrecadação é de R$ 235 milhões.
Uma novidade é a possibilidade de pagamento por meio do PIX, através do aplicativo de qualquer instituição bancária. Caso o contribuinte prefira realizar o pagamento por meio dos boletos, há convênio com o Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Mercantil, Caixa Econômica Federal e Lotéricas, além das cooperativas de crédito Ailos, Sicredi, Sicoob São Miguel e Sicoob Credisc.
Prazos para quitação
Até o dia 10 de janeiro, é possível quitar o imposto em parcela única, com 10% de desconto, ou até 9 de fevereiro, com 8% de desconto. Para pagamento parcelado, o primeiro vencimento também é no dia 10 de janeiro de 2024, com o valor dividido em até dez parcelas.
O carnê do IPTU 2024 permanecerá com o formato já adotado para 2023, todo em preto e branco e com páginas em formato A4, como uma carta impressa e distribuída pelos Correios.