Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Inscrições para o Prouni 2025 começam nesta sexta-feira (24)

Candidato precisa ter participado dos últimos dois Enem, obtido a média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Redação, Portal Chuville

23 janeiro 2025

editado em 23 janeiro 2025

Compartilhe no Whats
Foto Rafa Neddermeyer_Agência Brasil
Foto Rafa Neddermeyer_Agência Brasil

O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2025 nesta sexta-feira, 24 de janeiro. 

O cadastro é gratuito e deve ser feito exclusivamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até o dia 28. A expectativa é que sejam oferecidas 334 mil bolsas nesta edição.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de fevereiro, e o da segunda chamada, em 28 de fevereiro, na página oficial do programa.

Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino médio, ter realizado o Enem de 2024 ou 2023 com uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota superior a zero na redação. 

Quem declarou participação no Enem 2024 como treineiro não poderá se inscrever.

Os candidatos podem optar por bolsas de ampla concorrência ou por políticas afirmativas voltadas a pessoas com deficiência, indígenas, pardas ou pretas. Bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, enquanto bolsas parciais exigem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. 

Professores da rede pública que concorrem a vagas em licenciaturas e pedagogia estão isentos das exigências de renda.

A classificação considera critérios como modalidade de concorrência, curso, turno, instituição e local de oferta escolhidos na inscrição.

O Prouni, que completa 20 anos em 2025, já beneficiou mais de 3,4 milhões de estudantes em todo o Brasil.

Os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;
  • ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;
  • ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube