Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Inquérito policial investiga crime de racismo da Guarda Municipal em Joinville

Guarnição revistou mochila de jovem negro por suspeita do uso de drogas

Redação, Portal Chuville

28 setembro 2023

editado em 28 setembro 2023

Compartilhe no Whats
Guarda Municipal
Guarda Municipal abordou jovem negro por suspeita de drogas na mochila (Divulgação)

Um inquérito policial foi instaurado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) para investigar o crime de racismo cometido pela Guarda Municipal em Joinville. Segundo o despacho do MP-SC, um jovem negro de 13 anos teve a mochila revistada pelos agentes por suspeita do uso de drogas próximo à Escola Municipal João de Oliveira, no bairro Fátima, em 30 de maio deste ano.

Na época, a Guarda Municipal recebeu a ligação de moradores locais, denunciando um grupo de estudantes que estariam fumando maconha atrás de um estabelecimento comercial perto da escola. Contudo, o adolescente foi revistado mesmo após os outros estudantes afirmarem que ele não estava no mencionado grupo que usava drogas naquela situação.

Ao fim da revista pessoal, a guarnição abordou os alunos e não encontrou nada de ilícito. Apenas na mochila de um dos alunos percebeu-se um cheiro forte de maconha.

Segundo a Corregedoria da Guarda Municipal de Joinville, a conduta dos servidores envolvidos foi pautada nos procedimentos legais e visou garantir a segurança da comunidade escolar, respeitados os direitos individuais de todos os envolvidos, não havendo circunstâncias que indicassem a prática de racismo. A Guarda Municipal alega que conseguiu imagens de câmeras que indicavam que a vítima tinha vindo de sua casa e não do local onde os demais estudantes estavam, porém, da mesma direção.

Para o MP-SC, não existem provas cabais, como imagens de monitoramento que flagrem a situação, para o crime de racismo ou que comprove que o aluno estava junto com os outros estudantes suspeito. Pela falta de provas das duas versões, o MP-SC determinou a continuação das investigações e a instauração de um inquérito policial.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube