A 4ª edição do Festival Internacional de Cinema de Joinville (JIFF) acontecerá de 17 a 22 de junho, em diversos locais de Joinville, cidade no norte de Santa Catarina. Com entrada gratuita em todas as sessões, o evento é produzido pela Cooperfilm Cine, com direção de produção da Leste BR, e se consolidou como um dos maiores festivais de cinema do Sul do Brasil.
A abertura oficial será na segunda-feira, 17 de junho, às 19h30, no Cine Mueller GNC, com a exibição do filme “Foram os Sussurros Que Me Mataram”, dirigido por Arthur Tuoto e estrelado por Mel Lisboa e a joinvilense Carla Rodrigues, que estarão presentes na sessão junto com Otávio Linhares e Patrick Sampaio. O filme foi financiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), através da Lei Paulo Gustavo.
Entre os destaques do festival estão o documentário “As Quatro Irmãs”, de Evaldo Mocarzel, com participação de Vera Holtz, e “Porto Príncipe”, longa da cineasta catarinense Maria Emília de Azevedo, que aborda a chegada de imigrantes haitianos em Santa Catarina e será seguido por um masterclass com a diretora.
A programação do JIFF também se destaca por sua inclusão e acessibilidade, com sessões adaptadas para pessoas com deficiência auditiva e visual. O festival promove mostras especiais, como a Mostra Film Dance na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e a Mostra Quixotinho 1 e 2, focada no público infantil, além de exibir curtas, longas-metragens e documentários de mais de 20 países. Na Galeria 33, haverá a Mostra ArtHouse para os amantes do cinema arte. Serão oferecidas oficinas de cinema para adolescentes com o cineasta Fabrício Porto, com inscrições gratuitas.
O JIFF é uma plataforma importante para a produção cinematográfica independente, destacando talentos regionais e nacionais e proporcionando uma oportunidade para novos cineastas exibirem suas obras e conectarem-se com profissionais da indústria. Alceu Bett, produtor executivo do JIFF, destaca que “o evento é uma oportunidade de perceber novos olhares sobre o mundo, diversidade e acessibilidade no cinema”.
SERVIÇO
O que: 4ª edição do Festival Internacional de Cinema de Joinville – JIFF
Quando: 17 de junho – segunda-feira- estreia com o longa-metragem “Foram os Sussurros que me Mataram” com direção e roteiro de Artur Tuoto – o JIFF segue até o dia 22 de junho – sábado
Onde: GNC Cinemas do Shopping Mueller Joinville – Rua Visconde de Taunay, 235 – Centro – Centro, Joinville – SC
Horário: 19h30
Quanto: gratuito
– Verificar locais das sessões do seu filme escolhido no site oficial da 4ª edição do JIFF
Reservas de Ingressos gratuitos pelo sympla – https://www.sympla.com.br/evento/4-festival-internacional-de-cinema-de-joinville-jiff/2494490?
Programação completa no site – https://jiffestival.com.br/