Eu sempre gosto muito de publicar as novidades do Instituto Impar, porque. para quem mora em Joinville e acompanha o trabalho deles, aos poucos, vai virando entusiasta e torcedor dessa iniciativa tão peculiar e, certamente , uma das mais expressivas do Brasil, neste segmento em que atua.
O Impar – Instituto de Pesquisa Arte pelo Movimento tem vários programas de práticas artística e que pr0move e amplia a autonomia e o protagonismo de pessoas com deficiência, neurodiversas e com transtorno mental.
São projetos e atividades de arte e cultura que que fortalece as famílias e preparam a sociedade para acolher, de forma sensível e assertiva, a diversidade humana em suas múltiplas expressões.
O Impar foi fundado em 2011, e tem à frente profissionais das Artes, da Educação, da Saúde, da Cultura e da Comunicação Social.
Vamos a novidades
O Instituto IMPAR, de Joinville, está lançando nesta quarta-feira (26/03), o Circuito “Diálogos Arte para Todos”, que promove debates sobre a prática artística na promoção da saúde de pessoas com deficiência, neurodiversas ou com transtorno mental.
O projeto compartilha experiências em acessibilidade cultural e vai chegar a 12 universidades catarinenses.
A iniciativa faz parte do programa do instituto chamado Programa de Formação Cultural Arte para Todos , que vai levar a todo estado, um amplo repertório de vivências produzidas em mais de uma década de trabalho artístico e na promoção da saúde e da acessibilidade cultural, para compartilhá-lo com estudantes, professores e pesquisadores.
O circuito que percorrerá as seis mesorregiões do estado será realizado de maio a agosto, passando por instituições públicas, comunitárias e privadas, com foco naquelas que têm ccursos de artes cênicas, psicologia, terapia ocupacional, também podendo alcançar estudantes e profissionais de outras áreas, como letras, pedagogia, artes, enfermagem e medicina.
As atividades
O formato dos “Diálogos Arte para Todos” une palestra, vivência artística e roda de conversa, para que os participantes possam experimentar a metodologia e trocar experiências.
Os condutores serão Iraci Seefeldt (jornalista, artista de teatro, gestora cultural e consultora em acessibilidade), Nathielle Wougles (artista DEF, terapeuta ocupacional, professora e diretora de teatro), Manoella Rego (atriz, professora e diretora de teatro); e Robson Benta (ator, professor e diretor de teatro).
Os diálogos terão recursos de audiodescrição e acessibilidade em Libras.
Durante os encontros, será apresentado o novo site do Instituto IMPAR, com uma área de pesquisa e acervo artístico e pedagógico, disponível para acesso gratuito e com recursos de acessibilidade (Libras e audiodescrição).
Para receber o projeto
Instituições interessadas em receber os Diálogos Arte para Todos podem enviar e-mail para impar@impar.art.br, aos cuidados de Samira Sinara, produtora responsável e diretora do Instituto.
A realização do circuito marca também uma parceria inédita entre o IMPAR e a Fecate – Federação Catarinense de Teatro, responsável pela produção local dos encontros nas 10 cidades alcançadas pelo projeto.
Circuito faz parte de projeto incentivado pelo Governo do Estado; O circuito “Diálogos Arte para Todos” e o desenvolvimento do site com a área de pesquisa e acervo do IMPAR fazem parte do projeto “Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos”, que na edição 2024-2025 oferece 45 vagas gratuitas a crianças, adolescentes e adultos.
As aulas
As aulas do projeto vão até junho e são destinadas a pessoas com deficiência intelectual, deficiência física, com transtorno mental, surdas e cegas, usuárias do SUS e atendidas pelos Serviços Municipais de Saúde.
Mais informações:
Site do Instituto Impar: www.impar.art.br ou entre em contato pelo e-mail impar@impar.art.br ou pelo whatsapp 47 99672-0034 ;
Veja as fotos do evento de hoje, na coletiva de imprensa do instituto, realizada no espaço de eventos do Restaurante Casa Capitão:

Outras fotos das Oficinas
Fotos : Gabriel Bazt