Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Harmonia Lyra celebra 167 anos com homenagem à França e restauro do prédio

Pierre Porto escreve sobre as celebrações dos 167 anos da Harmonia Lyra.

Redação, Portal Chuville

27 maio 2025

editado em 27 maio 2025

Compartilhe no Whats
O barítono Douglas Hahna, a soprano Paloma López e o tenor Guilherme Moreira – serão acompanhados por músicos joinvilenses consagrados: Matheus Alborghetti (piano), Gabriel Vieira (violino) e Fabrício Dalprá (acordeon).

A Sociedade Harmonia Lyra, mais antiga entidade cultural privada do Brasil e patrimônio que orgulha a cidade de Joinville, completa 167 anos de história neste dia 31 de maio.

A data será marcada com o “Harmonia em Paris”, com a apresentação e um grande espetáculo de música lírica para celebrar, ao mesmo temo, o aniversário da Lyra, o Ano da França no Brasil e os avanços nas obras de restauro da sua sede, quase secular, na  rua 15 de Novembro,

O espetáculo
“Harmonia em Paris” é um espetáculo em dois atos que ocupará o Salão Mozart, anexo ao salão principal. Em cena, três cantores líricos de vasta experiência nacional e até internacional – a soprano Paloma López, o barítono Douglas Hahn e o tenor Guilherme Moreira – serão acompanhados por músicos joinvilenses consagrados: Matheus Alborghetti (piano), Gabriel Vieira (violino) e Fabrício Dalprá (acordeon).


A soprano Paloma López

Juntos, eles apresentarão, no primeiro ato, trechos de grandes obras do repertório lírico francês. O público será transportado para os salões de Paris com árias e duetos de óperas como Fausto e Romeu e Julieta, de Charles Gounod, e Os Pescadores de Pérolas e Carmen, de Georges Bizet, entre outras joias do bel canto.

O segundo ato será dedicado à música popular francesa por meio de uma homenagem à inesquecível Édith Piaf, “a pequena grande voz da França”, com interpretações de clássicos como La Vie en RosePadam PadamSous le Ciel de Paris e Aline.

Para alunos da Rede Pública
As comemorações iniciam na véspera do concerto. No dia 30, a Lyra promove o “Crianças em Harmonia”, evento voltado a estudantes da rede pública.

Por meio de música, memória e emoção, a iniciativa busca ampliar o senso estético e artístico das crianças em idade escolar, promovendo inclusão, pertencimento e valorização da trajetória musical e histórica da Harmonia Lyra. Um gesto de esperança e formação de plateia para o futuro.

A restauração
Além de celebrar seus 167 anos, a Harmonia Lyra dá continuidade às obras de restauro do prédio-sede, iniciadas há cerca de cinco anos. Em julho está prevista a entrega do restauro das fachadas dos dois prédios, que inclui pintura, recuperação dos rebocos, a reforma da marquise do acesso principal e a substituição da laje entre os dois prédios, que era de cimento e passou a ser de vidro, sustentada por uma viga metálica.
Na busca por resgatar as feições originais do prédio, está sendo restaurada a parte inferior da fachada, que era composta por gomos em formato de pedras. Ainda estão sendo providenciados moldes dos ornamentos (carrancas) criados pelo artista Fritz Alt que decoram o exterior da construção. Trata-se de um cuidado preventivo que facilitará a recomposição em caso de necessidade futura.


O prédio  da Lyra é um patrimônio tombado em nível municipal e estadual.

Para outubro é esperada a conclusão de mais três etapas de restauro. O prédio à esquerda, onde funcionava a famosa “boatinha da Lyra”, será fechado com vidros. Ali também será retirada a cisterna e feita a recomposição do piso, melhorando assim o visual e facilitando o acesso do público.

Por falar na boatinha, o espaço está sendo totalmente recuperado com novas instalações hidráulica e elétrica, piso, forro e banheiros. O plano é que um empreendimento gastronômico se instale ali.

Para completar, uma obra monumental: a restauração completa do forro metálico do salão principal da Lyra, garantindo a volta do brilho original e a segurança dos frequentadores da entidade.
É importante salientar que, sendo o prédio um patrimônio tombado a nível municipal e estadual, as obras foram aprovadas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e pela Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult). Além de recursos próprios, elas empregam verbas recebidas por meio de projetos aprovados no SIMDEC e na Lei Aldir Blanc.

Importante: os ingressos já estão à venda no site do Sympla e é bom não esperar muito, afinal, são limitados; O link é este: www.sympla.com.br.

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo “Harmonia em Paris”.
QUANDO: Sábado, 31 de maio, às 20h.
ONDE: Sociedade Harmonia Lyra, rua 15 de Novembro, 485, América.
QUANTO: R$ 150,00. Ingressos limitados à venda em www.sympla.com.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube