Na manhã desta terça-feira, 25 de junho, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Santa Catarina deflagrou a operação “Sob Encomenda 4”. Em parceria com a 13ª Promotoria de Justiça de Joinville e o Grupo Especial para Enfrentamento a Facções Criminosas (GEFAC), a operação investiga crimes ligados a organizações criminosas envolvendo advogados e detentos no sistema prisional catarinense e de outros estados.
A operação visa cumprir 21 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville. Os alvos incluem 17 pessoas, entre elas três advogados, um ex-agente prisional, e detentos do sistema prisional de Santa Catarina, além de indivíduos em liberdade associados à organização criminosa.
Os mandados estão sendo cumpridos em Joinville, Barra Velha, Blumenau, Imbituba, Criciúma e na cidade paulista de Praia Grande. A ação conta com a colaboração das Polícias Militar, Civil, Penal, Rodoviária Federal e Bombeiro Militar de Santa Catarina, além do apoio do GAECO e das polícias Civil e Militar de São Paulo.
A operação “Sob Encomenda 4” é um desdobramento da “Sob Encomenda I”, realizada em agosto de 2021, que visava combater a comunicação ilícita entre advogados e detentos para o benefício de organizações criminosas. A investigação permanece em segredo de justiça.