Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Frota do Transporte Eficiente tem apenas 6 ônibus com ar-condicionado em Joinville

“Ninguém é obrigado a ser transportado numa fornalha”, relata Sirley, mãe de uma criança com deficiência durante reunião com vereadores.

Redação, Portal Chuville

20 março 2025

editado em 20 março 2025

Compartilhe no Whats
Ônibus destinado ao transporte eficiente de Joinville - Foto Divulgação
Ônibus destinado ao transporte eficiente de Joinville – Foto Divulgação

Usuários do Transporte Eficiente de Joinville, serviço voltado a pessoas com deficiência, têm reclamado da falta de ar-condicionado nos veículos. O tema foi debatido na Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (18), após solicitações de passageiros.

A usuária Sirley, mãe de uma criança com deficiência, criticou as condições do transporte. “Ninguém é obrigado a ser transportado numa fornalha”, afirmou durante a reunião, presidida pelo vereador Lucas Souza (Republicanos).

O debate foi sugerido por Adilson Girardi (MDB), que recebeu reclamações semelhantes. Representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde), Nelson Farias também cobrou o aumento da frota e melhorias no sistema de agendamento de viagens.

Wilian Tonezi (PL) apontou a necessidade de um novo edital de licitação para o transporte coletivo da cidade. Segundo ele, as empresas não devem realizar grandes investimentos com contratos prestes a vencer. A Prefeitura informou que a minuta do novo edital está em análise no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Atualmente, o Transporte Eficiente conta com 14 veículos, dos quais apenas 6 possuem ar-condicionado, conforme a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Um sétimo ônibus está recebendo o equipamento. Cada instalação tem custo estimado em R$ 30 mil.

A Seinfra reconheceu que o ideal seria toda a frota climatizada, mas disse que o contrato atual limita as melhorias. Também afirmou que não é possível instalar o aparelho nos veículos mais antigos no curto ou médio prazo, devido a restrições técnicas e operacionais. Novos investimentos devem ocorrer com a futura licitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube