Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Forças Armadas abrem vagas para alistamento voluntário militar feminino

Iniciativa visa aumentar a representatividade e inclusão. Neste primeiro momento, serão 30 cidades, como Florianópolis e Curitiba.

Redação, Portal Chuville

03 janeiro 2025

editado em 03 janeiro 2025

Compartilhe no Whats
Foto Exército Brasileiro
Foto Exército Brasileiro

Entrou em vigor no início do ano, o alistamento voluntário militar feminino para as Forças Armadas brasileiras. Serão 1465 candidatas selecionadas em 30 cidades pelo país.

O alistamento começou na quarta feira, 1, e vai até 30 de junho deste ano e pode ser realizado de forma online ou presencial, em uma Junta de Serviço Militar presente nos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação.

As vagas serão destinadas às mulheres que completarem 18 anos em 2025. As interessadas podem escolher por qual Força irá servir (Exército, Marinha e Aeronáutica).

A seleção será feita por meio de entrevistas, avaliação de saúde e testes de aptidão física. Serão levadas em conta a disponibilidade de vagas para determinada Força.

A iniciativa é inédita no país e foi autorizada pelo Presidente Lula, em agosto de 2022. Além de ampliar o efetivo militar, as Forças Armadas pretendem dobrar a participação da mulher, que hoje está em apenas 10%, com cerca de 37 mil postos ocupados, e iniciar uma busca por mais representatividade e inclusão.

Anteriormente, à entrada da mulher nos serviços militares ocorriam somente por meio de concursos públicos, com atuações nas áreas da saúde, logística e demais setores administrativos. Neste novo formato, as mulheres passam a integrar o efetivo combatente.

As selecionadas serão incorporadas no 1º ou 2º semestre de 2026 (de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto), ocupando a graduação de soldado ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha. Essa é a etapa limite em que é possível manifestar o desejo pela desistência. 

Embora voluntário, a partir dessa fase o serviço militar passa a ter caráter obrigatório, com deveres e direitos. Assim como no alistamento masculino, o serviço militar feminino tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos, conforme critérios estabelecidos pelo Exército, Marinha e Aeronáutica. Após o desligamento, as voluntárias vão para a reserva não remunerada.

A iniciativa abrange os municípios de Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube