Nesta quarta-feira (19), às 17h, no Teatro Juarez Machado, mais uma atração com influência internacional marcará a programação do 40º Festival de Dança de Joinville: “Leela”. O espetáculo é uma coprodução entre a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Instituto Festival de Dança de Joinville, para trazer ao público a remontagem-adaptação de uma coreografia da companhia isralense Vertigo Dance Company.
Leela – Coprodução de espetáculo coreografado pela israelense Vertigo Dance
Uma das atrações desta edição será a apresentação de um espetáculo montado por meio de uma parceira entre o IFDJ, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Balé Contemporâneo da Vertigo Dance Company, de Israel. Os bailarinos e ensaiadores Daniel Costa e Korina Fraiman, da Vertigo, estiveram em Joinville para conduzir a remontagem/adaptação do espetáculo “Leela”, de renomada coreógrafa Noa Wertheim. “Leela” significa, em sânscrito, uma peça divina, uma existência na qual os humanos são meros peões. A coreografia tem como uma de suas referências o livro bíblico de Gênesis, quando é narrada a escolha de Eva por provar o fruto proibido do Jardim do Éden.
“A criação ‘Leela’ ocorre no espaço entre a realidade ilusória e o jogo cósmico de Deus. Cada um tem seus próprios conhecimentos, ideias, significados e personalidade. A forma como usamos esse conhecimento nos faz quem somos como indivíduos, como trabalhamos com todo esse conhecimento para melhorar. Você parte da sua própria vida, da sua própria personalidade para criar”. Noa Wertheim, coreógrafa.
19 de julho | 17 horas | Teatro Juarez Machado