Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Fábrica de mosquitos que combate a dengue inicia produção

A previsão de soltura dos mosquitos está prevista para segunda quinzena de agosto.

Redação, Portal Chuville

09 agosto 2024

editado em 09 agosto 2024

Compartilhe no Whats
Profissionais em ação na biofábrica de mosquitos - Foto divulgação
Profissionais em ação na biofábrica de mosquitos – Foto divulgação

Nesta semana, Joinville inicia a produção dos primeiros mosquitos Aedes aegypti infectados com a bactéria Wolbachia. Esses mosquitos, chamados de “Wolbitos”, são capazes de impedir a transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

A operação acontece na Biofábrica do Método Wolbachia, localizada no bairro Nova Brasília, e é conduzida por uma equipe técnica do World Mosquito Program (WMP), em parceria com a Vigilância Ambiental da Prefeitura de Joinville. 

Na última quinta-feira (8), os primeiros ovos desses mosquitos eclodiram e se tornaram larvas, que em breve estarão prontas para serem soltas na cidade.

O processo de produção dos Wolbitos segue um rigoroso cronograma. Após eclodirem, as larvas são cuidadas até atingirem a fase adulta, quando são liberadas para se acasalar com a população local de Aedes aegypti. 

Essa estratégia visa a substituição gradual dos mosquitos selvagens por uma população que não transmite doenças.

A Biofábrica possui uma estrutura específica para cada etapa do desenvolvimento dos mosquitos, desde a preparação dos ovos até a soltura dos insetos. 

A iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Joinville, Fiocruz, WMP, Governo de Santa Catarina e Ministério da Saúde, e promete ser um método autossustentável de combate às arboviroses na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube