Preso desde dezembro do ano passado, o ex-vereador Mauricinho Soares (MDB) recebeu liberdade provisória nesta terça-feira (9). O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ribeiro Dantas converteu a prisão preventiva em liberdade provisória e, de acordo com sua justificativa, “era exagero” manter Mauricinho preso. Assim ele poderá responder ao processo em liberdade. A saída do presídio deverá acontecer até a meia noite de hoje.
Embora esteja respondendo o processo em liberdade, Maurinho terá que cumprir algumas regras, entre elas não entrar em espaços públicos estaduais de trânsito, nem ter contato com outros réus da Operação Profusão, da Polícia Civil.
O Ministério Público pode ainda pedir que esta soltura seja revogada.
Mauricinho teve mandato cassado por Comissão da Câmara
No dia 11 de março, a Comissão Processante do Legislativo decidiu pela cassação do mandato de Mauricinho Soares, que foi preso preventivamente em dezembro. Por 16 votos favoráveis, a decisão foi mantida mesmo com a apresentação de uma carta de renúncia, escrita pelo prórpio Mauricinho antes da votação.
Além de Mauricinho, seu colega de partido, Cláudio Aragão, também responde por processo judicial, só que envolvendo outro suposto esquema: o das lajotas. No caso de Aragão, a prisão não foi pedida.
Entenda o o que houve
A Operação Profusão, da Polícia Civil, investigou um esquema envolvendo falsificação de dados e pontos nas carteiras de habilitação junto ao Detran. Oito pessoas também foram presas, entre eles servidores do Detran.
O Chuville Notícias chegou a publicar, na época, que o ex-parlamentar já havia sido preso alguns dias antes, só que por porte ilegal de arma. Chegou a pagar fiança de R$ 12 mil para sair da prisão.
Quando voltou à Câmara, envolveu-se em uma polêmica com o presidente da casa, Diego Machado (PSD), afinal as imagens da sessão mostraram Diego revistando Mauricinho, em uma alusão à sua prisão recente. Devido à repercussão, Diego chegou a ir às rede sociais pedir desculpas pela “brincadeira”.
Dias depois, Mauricinho teve sua prisão preventiva decretada, só que desta vez não saiu mais até a decisão de hoje.