Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

ESTAMOS DE OLHO: políticos trocando de partido, escândalo de corrupção e muito mais!

As novidades dos bastidores e as análises da política de Joinville, tudo o que você precisa saber em um só lugar.

Redação, Portal Chuville

13 novembro 2024

editado em 13 novembro 2024

Compartilhe no Whats
Estamos de Olho
Estamos de Olho

A coluna desta semana traz informações factuais e de bastidores. Foi uma semana muito triste com a partida do jornalista, radialista, comunicador e colunista político, Toninho Neves. É a vida, o ciclo se encerra um dia.

 

Privatização da saúde de Joinville em cheque?

Essa semana caiu uma bomba nos planos do prefeito festeiro e maquiador, Adriano Silva. Prisões, buscas e apreensões estremeceram o estado e os abalos sísmicos foram sentidos aqui na joinvilândia. É interessante a defesa voraz que o alcaide e o presidente da Câmara fazem na defesa da terceirização e das Organizações Sociais. Alias, o Instituto Santé, que administra o hospital de Dionísio Cerqueira e que, segundo o MP, desviaram R$ 30 milhões dos cofres públicos para o próprio bolso, tem parceria com o Hospital Bethesda, que teve recentemente treinamento para aprimoramento de práticas. Quais práticas foram treinadas heim?

 

Adriano não abre mão da privatização do Hospital São José?

É isso mesmo? O prefeito vai querer terceirizar o Zequinha a ferro e fogo? Será que a trave em seus olhos não consegue enxergar que a CORRUPÇÃO é a regra e não a exceção nas terceirizações para OS na saúde e educação? Das 12 Organizações Sociais qualificadas pela prefeitura, 9 estão ATOLADAS em casos de corrupção e 3 em processos trabalhistas. O Conselho Nacional do Ministério Público, num estudo minucioso feito em 2019, deixa cristalino que terceirização para OS é apostar na corrupção. Agora estoura mais um escândalo com OS em SC. Dá licença né prefeito, vamos parar de passar pano para esse modelo corrupto!

Despedida do Toninho Neves!

Na última segunda-feira dia (11) nos despedimos do jornalista Toninho Neves. Vítima de infarto, Toninho teve 4 paradas cardíacas, não aguentou e veio a óbito. No seu velório, muitos políticos da região, amigos, familiares e admiradores. O que mais se via eram rodinhas de conversas sobre política. 2026 foi o prato principal. Foi uma despedida épica. Vá com Deus Toninho…

 

Rolos no Governo Estadual!

O governador Jorginho está encurralado diante de tantas denúncias de contratos suspeitos sem licitação. Sou da presunção da inocência, mas já tem muitas evidências de rolos grandes. Iremos aguardar os posicionamentos do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e ALESC. É muito estranho tudo isso. Vamos estar atentos e de OLHO!

Coelho no MDB!

Rodrigo Coelho está no caminho do MDB e será candidato a deputado federal fazendo dobradinha com o deputado estadual Fernando Kreling. A eleição dos dois seria a redenção do MDB em Joinville. O MDB está na base de Jorginho Mello, que sabe do poder do norte do estado, por isso convidou o deputado estadual de Jaraguá do Sul para ser seu vice. Ocorre que Antídio ainda não deu o sim, pelo menos para a população ainda não.

 

Krelling em 2028!

Com a provável saída do jogo de Antídio, Fernando fica mais forte e vai tentar a reeleição já pensando em se fortalecer para a campanha de 2028. O mesmo me confidenciou que já iniciou os trabalhos para o fortalecimento do seu nome para 2026, mas de OLHO em 2028. Pelo que tudo indica já temos o primeiro postulante ao cargo de prefeito, claro que tudo passa pelo sucesso em 2026.

 

Rodriguez e Amim senadores em 2026!

Uma fonte me disse que Jair, o ex-presidente, quer convencer João Rodrigues a deixar a disputa de governador e apoiar Jorginho, assim garantiria a vaga ao Senado pela poderosa chapa a ser montada. Já que o inelegível quer montar uma grande frente de senadores para tentar dar o troco sectário no STF. Estamos de OLHO!

 

Nomes do PL para 2026!

O PL de Joinville está literalmente dividido: de um lado a dupla Sargento Lima e William Tonezzi e do outro a dupla Zé Trovão e Maurício Peixer. Lima vai a federal e Tonezzi a estadual. Do outro lado Zé a federal e Peixer a estadual. Já estou comprando pipoca para assistir de camarote essa bela confusão.

 

Darci de Matos no Republicanos!

Darci, que a poucos dias foi convidado a sair do PSD, se acertou de vez com o governador Jorge. Vai se filiar ao Republicanos e uma fonte me contou que irá assumir o comando estadual. Vamos ver se as mudanças ocorreram por aqui ou o time de Joinville continuará à frente do partido.

 

Mulheres do PT!

Teremos algo diferente na próxima eleição, será? Estou sabendo que a CNB, força interna do PT, está articulando para Vanessa da Rosa, vereadora eleita, ser a candidata a deputada estadual. A atual vereadora Ana Martins teria sido convidada a disputar uma vaga de deputada federal. Mas nessa equação, a CNB desdenhou a liderança de Francisco de Assis. Com parcos recursos, Assis fez acima de 25 mil votos na última eleição. Assis abriria mão de sua candidatura ou sai dobrando com Ana Martins como deputada estadual? Porque Vanessa da Rosa dobraria com Ana Paula Lima. Quem viver, verá.

 

2026 por WO!

Se o planejamento da extrema-direita der certo, leia-se a ideia de Jorginho com Bolsonaro, em 2026 será W.O. Esta sigla é a abreviação da palavra inglesa “walkover”, que significa “vitória fácil” ou “sem oponente”. No Brasil, a expressão é usada quando um time não vai a campo e dá a vitória ao adversário.

A ideia é juntar todos no mesmo projeto com a seguinte chapa: Jorginho Mello governador – Antídio de vice-governador – Esperidião Amin reeleição Senado e João Rodrigues para a outra vaga ao Senado. Essa chapa me lembra o Flamengo de 1995, ano do centenário (Savio, Romário e Edmundo). Poderia ganhar tudo, mas não deu certo. Vamos aguardar para ver o resultado. O curioso é que toda essa composição desconsidera o prefeito reeleito de Joinville. Adriano vai assistir a eleição de 2026 de camarote no Paço Municipal? Eu não acredito.

Debate da escala 6X1 pega fogo no Congresso!

O debate sobre a mudança da escala de trabalho 6X1 para 5X1 ou redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais ganhou os holofotes após o massacre que Nicolas Ferreira sofreu em suas redes sociais por se posicionar contra. É interessante o PL, o NOVO e a tal bancada evangélica que se diz cristã, serem os radicais contra essa esperada medida que beneficia toda a classe trabalhadora. Nicolas e os demais deputados tem uma carga 3×4, ou seja, trabalham 3 dias e folgam 4. Alegam queda de produtividade se a escala for aprovada.

 

Cipla sob controle dos trabalhadores tiveram a jornada de 30 horas semanais!

Os trabalhadores da Cipla foram a prova viva de que a narrativa de queda na produtividade é falaciosa. Assim que assumiram o controle da fábrica, em 31 de outubro de 2002, após 8 dias de greve, reduziram a jornada para 40 horas semanais. Os operários folgavam sábado e domingo. Em dezembro de 2006, numa assembleia histórica com delegados sindicais de vários países do mundo, aprovaram a redução para 30 horas semanais, trabalhando 6 horas por dia de segunda a sexta-feira. Esse foi o motivo para todos os ataques que sofreram da burguesia nacional. O lema era, “já pensou se a moda pega?”. 18 anos depois, esse tema está na pauta nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube