Depois da “ressaca eleitoral”, uns porque se elegeram e outros porque perderam, a vitória e a derrota fazem parte do processo democrático, voltamos a escrever a coluna. Estou um pouco atordoado com o turbilhão que ocorreu no último domingo, como a vida segue e não estamos mortos, sacode a poeira, bola pra frente e sempre de OLHO.
Audiência Pública!
Antes de tudo, queremos convidar a todos para participar da Audiência Pública que ocorrerá dia 16/10, às 19h30 na Câmara de Vereadores, para debater a privatização do Hospital Municipal São José. Será um debate fundamental, pois está em jogo a saúde pública.
Resultado das eleições!
Dessa vez as pesquisas eleitorais acertaram, o atual prefeito obteve mais de 78% dos votos. Adriano Silva se reelegeu e ganhou um cheque em branco. Sargento Lima obteve 12% dos votos. Carlito 7,5%, Luiz Goubert 1,38% e Rodrigo 0,98%. Com esse resultado conclui-se que Joinville repele os partidos mais à esquerda. Uma dica importante aos partidos ditos progressistas: revejam as metodologias e reavaliam suas bandeiras. Ocupem as redes e voltem a ter militância nas ruas, pois perderam para a direita.
Renovação do Legislativo
Essa eleição nos mostrou que o joinvilense não quis mudar muito a Câmara e os que entraram novos, compõem as mesmas ideologias dos que já ocupavam as cadeiras. Houve mudanças na correlação de forças entre situação versus oposição. Os novos integrantes do Legislativo a partir de 2025 são: Matheus Batista do União Brasil, Liliane da Frada do Podemos, Instrutor Lucas e Cleiton Profeta (esse era primeiro suplente) do PL, Vanessa Falk do Novo, Vanessa da Rosa do PT e Kiko da Luz do PSD. Aqui estaremos de OLHO no trabalho dos parlamentares sempre.
Composição da próxima Câmara!
Fiz uma análise na última coluna sobre a composição da Câmara, errei por bem pouco, não levei em consideração a vontade do eleitor de oportunizar ao prefeito Adriano de ter um cheque em branco. A futura composição da Câmara terá a seguinte composição: NOVO (4), PSD (3), PT (1), MDB (3), PL (4), Republicanos (1), União Brasil (2), Podemos (1). Serão 8 partidos representados no Legislativo. Arrisco a dizer que apenas 3 vereadores estarão na oposição. 2 do PL e uma do PT.
Campões de votos
As duas maiores votações foram de candidatos de direita, o mais votado foi Willian Tonezi do PL e o segundo foi Diego Machado do PSD. O primeiro é oposição e continuará e o segundo é situação e permanecerá. A pergunta a ser feita é: os dois serão candidatos a deputado?
Mulheres na Câmara
Dobrou o número de vereadoras para a próxima legislatura, de 2 vereadoras da atual legislatura, passará para 4 vereadoras na próxima. Apenas uma conseguiu a reeleição, Tania Larson do UB, a vereadora do PT Ana Martins perdeu por pouco. As novidades serão, as Vanessas, uma do PT e outra do NOVO e a Liliane da Frada do PODEMOS.
Sucesso a todos
A Coluna deseja sucesso a todos. Ao prefeito, que faça um mandato ouvindo a sociedade e valorizando os serviços públicos, termine as obras e apresente novos projetos. Já aos vereadores desejamos sabedoria e independência do poder Legislativo, seguindo a regra. Pois estaremos de olho em todos os passos e não nos furtaremos de denunciar e cobrar trabalho sério.