Um esquema de venda ilegal de celulares pela internet foi desvendado pela Polícia Federal (PF) em Joinville. Após investigação, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta-feira (21), o que resultou no recolhimento de diversos aparelhos celulares e acessórios.
Conforme a PF, os materiais eletrônicos eram anunciados na internet, por meio das redes sociais, e os compradores interessados agendavam dia e horário para irem à loja. O material tinha origem no contrabando, ou seja, eram inseridos no mercado produtos proibidos ou sem certificação dos órgãos competentes, que podem potencialmente trazer danos ao consumidor.
Uma resolução da Anatel estabelece que produtos para telecomunicações, importados e comercializados no mercado nacional, tais como aparelhos celulares e seus acessórios, devem passar por avaliação da conformidade e homologação prévias.
As apreensões foram realizadas em conjunto entre Polícia Federal e Receita Federal, esta última, está trabalhando para contabilizar o total de produtos apreendidos.
Os investigados responderão pelos crimes de contrabando e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a oito anos de reclusão.