O desfile das escolas de samba de Joinville deste ano terá mais um motivo para a alegria. No próximo dia 3 (sábado), a Escola Unidos do Caldeirão irá entrar na avenida com um enredo diferente e original: gírias e apelidos típicos joinvilenses!
Serão 10 alas, cada uma com um apelido irreverente e bem conhecido da terrinha: Coisarada, Caixão pro Billy, Toda Vida Reto, Inticar, Devarde, Dejaoje, Cidades das Zica, Vamos todos de Zarco, Égua e Chuville. Não por acaso alguns destes apelidos batizam algumas categorias de notícias deste portal de notícias, incluindo o nome!
Por isso o Chuville Notícias também irá desfilar junto à ala “Chuville”, unindo-se a outros comunicadores e influercers que foram convidados pela presidente da Unidos do Caldeirão, Eliane Silva.
O enredo já está pronto, assim como as fantasias. Os ensaios ainda acontecem, como nesta quarta-feira, às 19h, no Expocentro Edmundo Dobrawa. Confira:
Princesas como destaque
As duas princesas escolhidas do Carnaval 2024 de Joinville são da Escola de Samba Unidos do Caldeirão. Juliana da Rosa Pereira e Bárbara Stefani Vale, ambas de 21 anos, integram a alegria com o Rei Momo (Felipe Sizério) e a Rainha (Bruna Mara Cestrem). Todos foram escolhidos no último domingo (21), em um grande evento no Expocentro Edmundo Dobrawa, organizado pela Liga das Escolas de Samba de Joinville para a escolha da Realiza do Carnaval.
Escola nova, mas com representatividade
Fundado em julho de 2011, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Caldeirão é considerada a escola de samba mais nova de Joinville. Com as cores vermelho, verde e branco e como símbolos um caldeirão e uma fênix, sua base é o bairro Itaum, representando toda a zona sul.
Além da alegria e samba no pé, o grupo preza por trabalhos sociais e culturais, envolvendo crianças e jovens da chamada periferia. “O nome nasceu em homenagem à geografia da região e estamos muito felizes porque estamos levando uma cultura ao carnaval, uma cultura familiar que abraça a todos que chegam, porque não demora muito todos já ficam sabendo o que são nossas gírias”, conta Eliane.
E nos meses sem carnaval a Escola promove diversos eventos, como cursos e apresentações. Dança do Ventre, Zumba, Percussão, além de festivais de música e discussões sobre a representatividade negra são exemplos.
Elenco Unidos do Caldeirão
Presidente: Eliane Silva
Vice: Silvana Cardoso
Pesquisador: Marinaldo de Silva e Silva
Diretor Geral de Carnaval e Carnavalesco: Paulo Sérgio da Rosa
Diretora de Marketing: Soraia Silva
Diretor de Carnaval e Harmonia: Adriano Mesnerovicz
Mestre de Bateria: Jocimar chanceler
Rainha da Bateria: Helena da Costa
Rainha da Escola: Juliana da Rosa
Rainha das Passistas: Bárbara Stefani
Coreógrafo: Ronald Soares
Madrinha de Honra: Viviane Feijó
Não vai perder!
Quando: sábado, 3 de fevereiro, concentração às 19h
Onde: Avenida José Vieira (em frente ao Centreventos)