Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

ENTREVISTA: A nova tentativa de terceirizar o Hospital São José

A sindicalista, professora e servidora pública, Jane Becker, fala com o Chuville Notícias sobre a última tentativa da prefeitura de Joinville em terceirizar o Hospital São José.

Redação, Portal Chuville

25 junho 2024

editado em 25 junho 2024

Compartilhe no Whats
Sindicalista Jane Becker. Foto Arquivo Pessoal

Chuville Notícias: O Hospital São José, o famoso Zequinha, será alvo de terceirização se o prefeito Adriano Silva (Novo) for reeleito. Recentemente ele se reuniu com a diretoria da Sociedade Joinvilense de Medicina (SJM) para apresentar o novo modelo de gestão. Este será um tema preponderante na eleição deste ano?

Jane Becker: O prefeito Adriano não se contém no seu objetivo de precarizar e destruir os serviços públicos. Como é um gestor incompetente, só pensa na terceirização como se essa fosse a única saída para resolver os problemas do Zequinha. No que depender de mim, esse tema será central para a minha campanha a vereadora, se o partido aprovar o meu nome na Convenção. Por enquanto, sou pré-candidata.

 

Chuville Notícias: Por que você e o Sinsej são contra à terceirização do São José?

Jane Becker: Já é público e notório que o modelo de Organização Social (OS) é sinônimo de corrupção e de caixa dois para campanha eleitoral. Não sou eu quem afirma isso, mas o Conselho Nacional do Ministério Público e a Polícia Federal num documento que fez um estudo minucioso em 2019. E de lá pra cá, a coisa só piorou. Basta ver que das 12 OS’s que o prefeito Adriano qualificou para concorrer ao edital de terceirização, 9 estão atoladas em escândalos e condenações por corrupção e 3 estão lotadas de processos trabalhistas. Esse modelo só funciona para quem pretende desviar para si o dinheiro público. São os fatos que dizem isso.

 

Chuville Notícias: Adriano alega que o custo do hospital pesa no orçamento do município e, por isso, precisa terceirizar…

Jane Becker: Adriano é contra os serviços e servidores públicos. A cartilha do Partido Novo tem como máxima “privatizar tudo”. Daí ele ataca os servidores do Hospital São José dizendo que estes ganham demais. Que absurdo. Esses mesmos profissionais passaram pela Pandemia da Covid-19 e sofreram muito com o descaso do prefeito com a Dengue. O salário dos servidores foi a pedra de toque para o prefeito anunciar a terceirização.

 

Chuville Notícias: Outra alegação do prefeito é que a gestão do hospital não é obrigação do município, que deve tratar da atenção primária. Está correto o custo integral do São José ser financiado pelo município?

Jane Becker: Esse prefeito atende mal a atenção primária e quer se livrar do Zequinha, sendo que isso nunca ocorreu em Joinville. Nenhum prefeito teve coragem para tratar o Zequinha e seus servidores tão mal. E o prefeito esconde a verdade. O custo do Zequinha é tripartite, financiado com verba municipal, estadual e federal. A folha de pagamento é do município, porém, ele já fez um acordo com o governador para bancar uma parte do custo da folha. Aliás, ficou alguns meses sem receber os recursos devido à incompetência administrativa no tramite burocrático. Ao invés de apostar num modelo corrupto como das OS, que pressione o governador para contribuir com um percentual maior para o pagamento da folha.

 

Chuville Notícias: Segundo o prefeito, as UPA’s serão terceirizadas ainda este ano. Você e o Sinsej pretendem impedir essas terceirizações?

Jane Becker: Para ser pré-candidata, tive que me licenciar da presidência do Sinsej. Mas se o prefeito vier realmente com essa medida, vou articular o Comitê em defesa dos serviços públicos, que tem uma série de entidades sindicais, movimentos sociais, partidos políticos e lideranças comunitárias para nos agruparmos e organizarmos o enfrentamento contra esse descalabro. Assumi ser pré-candidata exatamente para defender os serviços e os servidores públicos e nisso não vou titubear um milímetro sequer. Ele que tente pra ver o que vai acontecer na sua campanha de reeleição.

 

Chuville Notícias: Mas Adriano alega que as Organizações Sociais (OS) trazem facilidade nas contratações, nos serviços prestados, na agilidade das compras, que tem valores menores e na qualidade do atendimento…

Jane Becker: Não é o que o Ministério Público e a Polícia Federal constataram com esse modelo corrupto de gestão. No documento que citei, esclarece como ocorre toda a corrupção que contraria esse discursinho mentiroso. O link do documento segue aqui para que os leitores possam saber a verdade sobre essa lorota do prefeito. Vai ficar mais barato ao contratar qualquer um pra trabalhar e os materiais serem inferiores e de baixa qualidade.

 

Chuville Notícias: Mas o prefeito garantiu que não haverá mudanças no atendimento e que o modelo será mais eficiente e com possibilidade de melhor gerenciamento dos recursos…

Jane Becker: Interessante ele falar isso após o Hospital Infantil e o Bethesda, ambos OS, colapsarem em abril. Foram dias com espera de até 12 horas. Crianças convulsionando no colo das mães. A cidade ficou sem leitos para atendimento no sistema público e no privado. Ou seja, a incompetência desse desgoverno levou a saúde Joinvilense ao caos e ao colapso. Portanto, não é OS que resolve o problema. A única solução possível para a saúde de Joinville é a prefeitura promover um concurso público que contemple todas as vagas necessárias. Nesse período, Joinville cresceu com mais de cem mil habitantes e a quantidade de servidores públicos encolheu. Adriano apostou as fichas na precarização e no sucateamento da saúde com o objetivo óbvio de criar o clima para terceirizar.

Respostas de 5

  1. CALAMIDADE NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM JOINVILLE, NO ATUAL DESGOVERNO !!!
    Acabei de assistir essa matéria em telejornal local…
    A resposta do município a ineficiência nos reparos,
    é que: “A empresa responsável encontra-se com o contrato expirando este mês, além de estar em processo de RECUPERAÇÃO JUDICIAL”;
    Então mais uma licitação está a caminho (tempo mínimo gasto nesse processo, 45 dias) a fim de obter outra empresa para executar mais uma PRESTAÇÃO DE SERVICOS NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO !! Será que a empresa vencedora corresponderá as nossas espectativas???

    A POPULAÇÃO DE JOINVILLE GOSTARIA IMENSAMENTE DE ENTENDER, porque o NOSSO GESTOR, QUE ESTÁ INVESTINDO UMA
    VERBA PÚBLICA ESTRATOSFÉRICA DE MARKETING na mídia local, não está UTILIZANDO ESTA VERBA, em um MUTIRÃO, com a mão de obra dos “SERVIDORES PÚBLICOS” da SECRETARIA DE INFRA ESTRUTURA, a fim de REPAROS URGENTES na iluminação pública, muito mais midiáticos, para o bem estar dos munícipes, o mais rápido possível??? Acredito que, esse MARKETING SURTIRIA MUITO MAIS O
    EFEITO DESEJADO POR NOSSO GESTOR,
    SEM OS GASTOS QUE ESTÃO SENDO UTILIZADOS!!!!

    E é essa mesma
    GESTÃO, QUE INSISTE CATEGORICAMENTE, na PRIVATIZAÇÃO DO HOSPITAL SÃO JOSÉ, que está sendo “SUCATEADO E DILACERADO” aos poucos, JUNTAMENTE COM OS SERVIDORES PÚBLICOS, NAS ÚLTIMAS “GESTONS”!!!! Desde 1994 que resido em Joinville, que o meu PLANO DE SAÚDE É O SUS.
    As cirurgias/acompanhamentos médicos, que tanto eu como meus filhos necessitamos realizar nesse período, foram da MELHOR QUALIDADE, COM A MAIOR EXCELÊNCIA DE MÃO DE OBRA, POR AMOR A PROFISSÃO!!!!
    Se a Iluminação Pública está ineficiente, como assistimos diariamente, já podemos IMAGINAR O QUE ACONTECERÁ, COM O NOSSO SÃO JOSÉ ???!!!
    #nãoaprivatizaçãosãojosé
    #mudançanagestãomunicipalem2024

  2. Realmente a saúde em Joinville é precária porque falta pessoal e recursos, compram material do mais vagabundo possível sem fiscalizar o fornecedor (documentação correta não é sinal de bom fornecedor). Tenho em casa ainda máscaras que ganhei na pandemia que não tinham aquele ferrinho para prender no nariz, atualmente uso para limpeza colocando o ferrinho que vem no pacote de pão. Talvez tenha alguns funcionários públicos mais antigos que recebem um salário mais alto devido ao tempo de serviço, mas a maioria recebe salário meio que padrão para função, que acaba sendo pouco devido ao excesso de trabalho. Eles trabalham por amor pois eu mesmo, supondo 8 mil por mês, não trabalharia limpando cocô e feridas o dia todo. Todas as vezes que necessitei do SUS fui bem atendido em Joinville, tive tempo de espera longo algumas vezes mas isso não é culpa do servidor e nem motivo para desacatá-los como vi gente fazendo. Respeito gera respeito, sempre fui tratado com educação porque também era educado.

  3. Esse prefeito tem os pés de barro. Só vive de marketing que não suporta encarar a verdade de sua incompetência.

  4. As Organizações Sociais e só no nome. Elas são de “grupos” que quando não tiver mas Serviços Públicos gratuitos, “eles” vão mostrar as suas garras e aí quem mais vai sofrer e o que mais necessitam.

  5. Vergonha total desse desgoverno!! O choque de desenvolvimento e Cultura que Joinville recebeu, está sendo totalmente destruído e sucateado na última década! Joinville não merece mais sofrer e ser destruída

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube