A emissão de notas fiscais eletrônicas ficará indisponível entre os dias 1º e 4 de novembro (sexta a segunda-feira), devido à implantação do novo Sistema da Nota Fiscal Eletrônica Municipal (NF-em), segundo a Secretaria da Fazenda de Joinville (Sefaz).
Durante esse período, prestadores de serviços poderão lançar o Recibo Provisório de Serviços (RPS), conforme o artigo 39 do Decreto Municipal nº 30.798/2018, por meio do Portal da Nota Fiscal Eletrônica Municipal (nfem.joinville.sc.gov.br).
A conversão do RPS em NF-em deverá ser feita posteriormente pelo tomador de serviços, também pelo portal.
O sistema de Notas Fiscais Avulsas, disponível no portal do Autosserviço da Prefeitura de Joinville, também estará indisponível. Os prestadores que utilizam esse sistema passarão a emitir notas pelo novo programa.
Importante ressaltar que o novo Sistema de Nota Fiscal Eletrônica Municipal não afetará os Microempreendedores Individuais (MEIs), que continuarão a emitir notas fiscais pelo portal do Governo Federal.
Novo sistema em operação
A partir do dia 5 de novembro (terça-feira) a emissão de Notas Fiscais estará normalizada, já com o novo Sistema da Nota Fiscal Eletrônica Municipal – NF-em em funcionamento.
O link de acesso permanece o mesmo (nfem.joinville.sc.gov.br), mas haverá novos campos e funcionalidades, trazendo ainda mais modernidade, segurança e eficiência para os profissionais e contribuintes que utilizam o serviço. Nas últimas semanas, a Sefaz ofereceu treinamentos para os profissionais que utilizam o sistema, com objetivo de capacitá-los sobre o funcionamento da nova ferramenta.
Para atender o contribuinte em caso de dúvidas, a Sefaz terá uma equipe de plantão que estará disponível nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura. O contato poderá ser feito pelo telefone (47) 3431-3233, pelo WhatsApp (47) 99641-0468 (apenas mensagens de texto), ou pelo e-mail fiscalville@joinville.sc.gov.br.
Além disso, o novo manual de integração e o manual do usuário podem ser consultados no site nfsehomologacao.joinville.sc.gov.br/nfse.