Em um evento fechado para cerca de 24 profissionais da categoria, foi fundado o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de SC. Por 19 votos a 5, foi aprovada a criação da nova entidade, com abrangência estadual. O local escolhido para a votação foi o Sindicato dos Radialistas de Joinville e região, o qual emprestou sua sede na noite desta segunda-feira (31). Também foi lido o estatuto social da entidade, bem como foi escolhida a diretoria e conselho fiscal, tendo como presidente, Sandra Susane K. Wilhelm.
O Chuville Notícias foi impedido de participar da votação, que de acordo com alguns homens que faziam segurança na entrada, só era permitida a participação do profissional que comprovasse ligação com a categoria. Após a votação, alguns profissionais conversaram com a reportagem.
Rodrigo Santos, Agente Comunitário de Endemias há 13 anos em Joinville, foi um dos que votou contra a proposta de criação do novo sindicato. Segundo ele, a forma como tudo foi organizado é estranha, pois nem todos os profissionais foram consultados. “Hoje é segunda e ficamos sabendo desta proposta na sexta-feira, não tivemos acesso a nenhum material prévio e a votação de hoje aconteceu em menos de dois minutos”, conta.
Ele explica que sempre foi filiado ao Sinsej (Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville) e que se sentia representado até então. Segundo ele, a nova categoria vai dividir forças e não vai gerar bons resultados para os trabalhadores da área.
Movimento federal
A criação de um sindicato para as duas categorias profissionais não é novidade. Estados como: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso e Ceará já contam com representatividade específica. Em uma consulta ao site do Conacs (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde), é possível observar que os Agentes de Combate às Endemias também são absorvidos por este novo movimento sindical.
Na noite desta segunda-feira, foi possível constatar a presença de outros sindicatos, como o dos Bombeiros Voluntários de SC e dos ACS e a ACE do Paraná. Em uma conversa informal com o Chuville Notícias, alguns integrantes que preferiram não serem identificados, justificaram a importância de adequar o sindicalismo federal ao estado de Santa Catarina.
Falta representatividade, avalia Sinsej
Procurada pelo Chuville Notícias, a presidente do Sinsej, Jane Becker, reforçou que o Sinsej sempre representou a categoria até então. Ela acredita que este novo sindicato não terá representatividade. “A votação pífia ocorrida na assembleia estadual, sendo 19 a favor e 5 contra, mostra a completa ausência de representatividade sindical e da vontade da categoria. Parece que a tentativa é de ter uma carta sindical para abocanhar a contribuição sindical que está prestes a ser aprovada no Congresso Nacional”, avalia.
Em Joinville existem cerca de 600 profissionais, entre Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. Jane ainda lembra que uma entidade que pretende ser estadual, precisa representar a opinião dos 294 municípios de SC, o que claramente não aconteceu nesta segunda-feira.
Diretoria do novo sindicato não se manifestou
Esta reportagem acompanhou a votação pelo lado de fora do Sindicato dos Radialistas. Quando a votação acabou, procurou a nova presidente do Sindicato, Sandra Susane K. Wilhelm, para falar a respeito. Um grupo de pessoas disse que ela “falaria com a imprensa assim que pudesse”. Até o fechamento desta reportagem, ela ainda não comentou o assunto. Este espaço segue aberto para os apontamentos da diretoria do novo sindicato.