Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Coronel Armando irá representar Joinville no congresso

Nomeado por Lula em 2005 e amigo de Bolsonaro desde os tempos de academia.

Redação, Portal Chuville

01 maio 2024

editado em 01 maio 2024

Compartilhe no Whats
Coronel Armando - Foto Câmara dos Deputados
Coronel Armando – Foto Câmara dos Deputados

Joinville terá uma cadeira no Congresso Federal assumida pelo Coronel Armando (PL) já no início do mês de maio. Armando ocupará por quatro meses a vaga de Jorge Goetten (PL), que se ausentou por assuntos pessoais.

Atualmente, a cidade de Joinville conta com dois deputados da base eleitoral local, Zé Trovão (PL) e Darci de Matos (PSD). Coronel Armando tentou a reeleição em 2022, mas não obteve sucesso. Ele foi superado por Zé Trovão, que obteve mais votos do PL em Joinville e que ultrapassou Rodrigo Coelho, até então o mais votado, pela regra do quociente eleitoral.

Armando, como primeiro suplente, assumirá o cargo de Deputado Federal por pelo menos quatro meses, o tempo mínimo de afastamento ao qual um parlamentar do congresso tem direito.

Quem é o Coronel Armando?

Luiz Armando Schroeder Reis é carioca, natural de Resende, e tem 66 anos, e reside em Joinville há mais de 20 anos. Fez carreira no Exército Brasileiro, sendo nomeado em 2005 pelo então Presidente Lula à Ordem do Mérito Militar no grau de Cavaleiro Ordinário.

Ingressou na política em 2018, sendo eleito deputado federal por Santa Catarina, até então pelo PSL, com 60.069 votos. Durante seu mandato, elaborou a emenda de lei para criar o Roteiro Turístico Caminhos da Neve, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Lei 14.587/22), sancionada recentemente pelo Vice-Presidente Geraldo Alckmin, enquanto ocupava o cargo em exercício.

Em 2023, assumiu o comando da Defesa Civil de SC no governo de Jorginho Mello. Contudo, no início de 2024, deixou o cargo, pois o governador queria dar um novo ritmo ao órgão e espaço para outros partidos.

Amigo de Bolsonaro, Armando frequentou a Academia Militar das Agulhas Negras com o ex-presidente e se inspirou nele para ingressar na política. O Coronel inclusive recebeu Bolsonaro em sua casa em 2020, durante uma visita do ex-presidente à cidade de Joinville.

Em uma entrevista na rádio CBN pela manhã, Armando salientou que concorda com as ideias de Bolsonaro, reforça ser patriota como o ex-presidente, mas não concorda com todas as situações.

“Tenho uma certa independência, não sou um papagaio de pirata, e sou uma pessoa que estudou muito”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube