A noite desta quarta-feira (9) foi regada a muita informação, happy hour com colegas de imprensa e degustação de pratos típicos de boteco. O concurso “Comida di Buteco” edição Joinville, que já está na terceira edição, foi lançado oficialmente para a imprensa, porque a partir desta sexta-feira (11) a disputa oficial começa, seguindo até 4 de maio. O concurso acompanha o modelo que acontece simultaneamente em todo o Brasil.
O anfitrião da noite, Bar e Quadra de Esportes Adolfo, no Anita Garibaldi, destacou seu prato típico de boteco, a costela, que foi o prato campeão na primeira edição, em 2023. Uma tradição, segundo a casa, de mais de 40 anos. Na edição deste ano, resolveram inovar, colocando na disputa pastel de costela.
Os pratos dos estabelecimentos participantes são tabelados em R$ 35 para serem democráticos, segundo os organizadores.
17 butecos de Joinville disputam título no Comida di Buteco 2025, que celebra 25 anos de história
A cena gastronômica joinvilense promete esquentar nos próximos dias com a chegada do Comida di Buteco 2025, que celebra um marco especial: os 25 anos do concurso. Neste ano, 17 estabelecimentos da cidade participam da disputa pelo título de melhor buteco local. A competição vai até o dia 4 de maio.
Em 2024, Joinville registrou um crescimento expressivo no evento, com um aumento de 80% na participação do público em relação ao ano anterior. O grande vencedor local foi o Bar e Quadra de Esportes Adolfo, do bairro Anita Garibaldi, que conquistou o bicampeonato com o petisco “Picadão do Adolfo”.
Confira os butecos que participam da edição 2025:
- Bar e Quadra de Esportes Adolfo – Anita Garibaldi
- Budega Dona Francisca – Saguaçu
- Casa 97 – Iririú
- Casa Amarela – Saguaçu
- Chawarma Foods – Bucarein
- Don Toro – América
- Dovah Lanches e Shawarmas – Guanabara
- Empadas Jerke – Centro
- Espaço Sabor – Bucarein
- Espetinho Chiquetoso – Bom Retiro
- Holy Meat – Centro
- Joe Tekila – Floresta
- Mr. Lúpulo – Santo Antônio
- Petisqueira Caxias – América
- Rei dos Lanches – Floresta
- Tempero de Casa – Centro
- Zuffa Choperia – América
Os butecos serão avaliados em quatro critérios: sabor do petisco (70%), atendimento, temperatura da bebida e higiene (10% cada). A nota final será composta por 50% dos votos do público e 50% de um júri especializado.
A competição ocorre em duas etapas. Na primeira, são escolhidos os melhores butecos em cada cidade participante. Na segunda fase, os vencedores locais passam por uma nova avaliação para disputar o título de Melhor Buteco do Brasil, revelado em julho, durante evento em São Paulo.
Com o tema “Paixão pelo Buteco”, a edição especial de 25 anos reforça a importância desses espaços como pontos de convivência, tradição e boas lembranças. Em 2024, o evento movimentou mais de R$ 2,5 bilhões na economia nacional, gerou cerca de 13 mil empregos e atraiu 150 mil turistas.
Mais informações no site oficial: www.comidadibuteco.com.br
Veja as fotos dos pratos servidos:


