Tanto a rede pública de saúde, quanto a privada têm sofrido com a superlotação diária, enfrentada em sua grande parte por casos de Dengue, Covid-19 ou viroses. Não foi diferente na madrugada desta sexta-feira (15), quando pacientes lotaram, mais uma vez, a UPA Leste.
Segundo uma paciente que não quis se identificar, a sala de espera por uma consulta médica estava lotada. Com sintomas de Dengue, deu entrada na unidade às 2h e, às 7h ainda não tinha sido atendida. “Aqui tem quatro consultórios e só um médico atendendo todo esse povo, é um desrespeito”, conta.
Prefeitura afirma que havia mais médicos atendendo
Em resposta ao Chuville Notícias, a Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que havia três médicos plantonistas na UPA Leste durante a madrugada desta sexta-feira. A secretaria disse ainda que os pacientes com sintomas de Dengue costumam demorar mais para serem liberados por conta dos exames e da hidratação que precisam ser feitos.
Já em relação aos testes de Dengue, que estavam faltando há cerca de 15 dias, teriam sido normalizados, segundo a prefeitura. A informação já tinha sido adiantada pela diretora da Vigilância em Saúde de Joinville, Aline Berkembrock, durante entrevista ao programa “Café com Chuville na 89FM”.